Empregados e empresários supermercadistas de Ponta Grossa estão procurando uma solução para a abertura dos supermercados aos domingos. Enquanto o sindicato que representa a classe dos empregados se posiciona contra essa possibilidade, a classe patronal quer encontrar uma solução pacífica para o problema, já que nem todos concordam com a abertura aos domingos.
A situação se complicou há 15 dias, quando o Supermercado Condor, um dos maiores da cidade, resolveu abrir suas portas, quebrando um acordo que os demais estabelecimentos mantinham com a Regional Sul da Associação Paranaense de Supermercados (Apras). No embalo do Condor, no último final de semana outros grandes supermercados também funcionaram no domingo, em horários que variaram das 9 às 13 horas e das 9 às 18 horas.
Segundo José Vanilson, do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Comerciais de Ponta Grossa, um dos principais problemas é que muitos funcionários acabam sendo obrigados a trabalhar no domingo. Alguns foram ameaçados com a possibilidade serem despedidos por justa causa, caso não aparecessem ao serviço no domingo. O sindicato resolveu agir e chamou a classe patronal para uma negociação.
Reunidos na manhã de ontem, empregados e empresários decidiram fazer uma experiência, abrindo dois domingos por mês, obedecendo o que estabelece a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Um acordo prevendo horários e condições foi assinado entre as duas partes, com destaque para o horário de funcionamento, que será das 9 às 13 horas. Os funcionários serão selecionados por um esquema de rodízio e além de receberem pela folga que deixarão de tirar, ainda terão direito ao pagamento de metade das horas trabalhadas.
Mesmo tendo concordado com o acordo firmado com a classe patronal, o sindicato dos empregados continua contra a abertura aos domingos. Segundo Vanilson, essa é uma posição tomada pela classe, devendo ser respeitada pelo sindicato. De acordo com ele, ‘‘é preciso respeitar e defender os interesses de quem não quer trabalhar aos domingos’’.

mockup