Curitiba - Começou a temporada das tradicionais megaliquidações no comércio varejista de eletrodomésticos. No Paraná, pelo menos, duas das maiores redes de lojas estão oferecendo até 70% de desconto em suas linhas de produtos e prometem agradar quem esperou o ano todo pela promoção. Em Curitiba, por exemplo, as filas em frente as lojas começaram a se formar desde a última quinta-feira com consumidores dispostos a pernoitar na calçada para garantir as melhores compras.
As Lojas Colombo começaram ontem ao meio-dia a liquidar seus estoques em todo o Estado. O movimento foi grande nas lojas, mas até o final da tarde não era possível ter um balanço das vendas. Hoje, as lojas abrem às 7 horas.
Já ''Liquidação Fantástica'' da rede Magazine Luiza, em sua 13 edição, começa às 5 horas da madrugada deste sábado. No ano passado, segundo informou a assessoria de imprensa, o faturamento foi de R$ 40 milhões, em apenas seis horas de promoção.
O comércio paranaense não tem do que se queixar, pois encerrou 2005 com crescimento de 15,4% nas vendas no Natal, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O percentual é quase o dobro do que esperavam os comerciantes. Segundo informações da Associação Comercial do Paraná (ACP), um dos fatores que contribuíram para esse aumento foi a iniciativa dos shoppings centers de funcionarem ininterruptamente por 32 horas. Outro estímulo aos consumidores foram as campanha promocionais do projeto ''Centro Vivo'', que sorteou vários prêmios, inclusive, automóveis.
O levantamento da ACP aponta que o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) indicador de vendas a prazo e o VideoCheque indicador de vendas à vista registraram 88.107 consultas: 11.778 a mais do que em 2004.
Para o vice-presidente de Serviços da ACP, Élcio Ribeiro, com as contas em dia em 2005, o consumidor pôde utilizar a primeira parcela do 13º salário para fazer suas compras, no início de dezembro, dando tempo para que os lojistas reporem seus estoques. A taxa de inadimplência líquida, entre dezembro de 2004 a novembro de 2005, ficou em 0,21%.

mockup