Abecitrus rejeita proposta dos EUA de barreira a suco
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 27 de março de 2003
Agência Estado 
Brasília O governo e a Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos (Abecitrus) decidiram ontem, em reunião no Itamaraty, rejeitar a proposta dos Estados Unidos para a retirada de barreiras às exportações brasileiras de suco de laranja para a Flórida. A proposta foi considerada insatisfatória, disse o coordenador-geral de contenciosos do Itamaraty, Roberto Azevedo.
Nos próximos dias, informou Azevedo, os negociadores brasileiros e a Abecitrus devem decidir se continuam as negociações bilaterais com o governo dos Estados Unidos ou prosseguem com o pedido de painel na Organização Mundial do Comércio (OMC). ''O setor não gostou da contraproposta americana por considerar que ela está muito aquém do processo de negociação bilateral'', afirmou Azevedo.
A Flórida aplica uma sobretaxa de US$ 40 por tonelada ao suco de laranja que compra do Brasil. Por isso, segundo o presidente da Abecitrus, Ademerval Garcia, as exportações brasileiras têm sido desviadas para outras regiões dos Estados Unidos e para outros mercados. Segundo ele, as exportações para a Flórida cairam das 250 mil toneladas de dez anos atrás para as atuais 70 mil toneladas.


