Em visita a Londrina, o presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Guto Ferreira, pode ver de perto as iniciativas que fazem de Londrina uma das cidades mais promissoras para startups, segundo a ABStartups (Associação Brasileira de Startups). Junto a uma comitiva, Ferreira passou pela Sociedade Rural do Paraná, pela aceleradora Hotmilk, da PUCPR, pelo Senai, pelo gabinete do prefeito Marcelo Belinati e pelo Sebrae na última segunda-feira (8), a convite da deputada federal Luisa Canziani (PTB-PR).

Guto Ferreira, presidente da ABDI: “a gente discutiu muito sobre ter uma unidade da ABDI no Paraná. E não tem Cristo que me demova da ideia dessa unidade ser em Londrina.”
Guto Ferreira, presidente da ABDI: “a gente discutiu muito sobre ter uma unidade da ABDI no Paraná. E não tem Cristo que me demova da ideia dessa unidade ser em Londrina.” | Foto: Marcos Zanutto

Em entrevista à FOLHA, o presidente da ABDI afirmou que o motivo da visita era se aproximar mais da cidade e descobrir onde a Agência poderia firmar parcerias. Uma das parcerias já confirmadas é com o ECO.TIC, que acontece dias 16 e 17 de setembro, no Parque de Exposições Ney Braga. Esse ano, o tema do evento é a Digitalização da Economia com Inteligência Artificial. A ABDI prometeu R$ 390 mil de patrocínio.

Outra parceria confirmada foi com o HUB de Inteligência Artificial, do Senai Londrina, que tem o objetivo de promover a adoção das tecnologias de IA no setor industrial através de uma rede de parceiros. A Agência será sponsor do HUB pelo período de um ano, oferecendo R$ 60 mil de recursos à iniciativa. “A ABDI tem alguns projetos relacionados a Machine Learning, Inteligência Artificial, e a gente quer estar junto com eles (o HUB).”

Em visita à SRP, Ferreira diz ter ficado convencido de que Londrina é o local ideal para abrigar o polo de inovação em agro anunciado pela ministra de agropecuária e abastecimento Teresa Cristina, durante a última ExpoLondrina. “Tenho rodado muito o País por causa do agro e saio daqui afirmando para qualquer pessoa do governo federal que não tem melhor local para trabalhar a questão do agro hoje na tecnologia do que Londrina.”

O presidente da ABDI também mostrou interesse no desenvolvimento de projetos na área de saúde em Londrina, durante visita à aceleradora Hotmilk. “Já estava no plano de Londrina ser um polo de desenvolvimento de tecnologia para a saúde e a ABDI tem alguns projetos assim, o Ministério da Saúde também, na área de inovação. A PUC tem uma área maravilhosa para ser utilizada. Esse centro, aliado à futura construção do Hospital da Zona Oeste, vai permitir que todas essas tecnologias que estão sendo trabalhadas, testadas ou criadas (na aceleradora) possam ser implementadas ao lado.”

Em visita ao bairro União da Vitória, onde estava estabelecido temporariamente o gabinete do prefeito, Ferreira foi solicitado por Marcelo Belinati e pelo deputado Alex Canziani a trazer ações relacionadas à capacitação de jovens para as novas tecnologias. “Estou voltando com uma solicitação de trazer um projeto que possa levar a programação para essa molecada. A gente tem algumas parcerias com o Campus Party e outras organizações que a gente imagina poder construir um projeto a quatro mãos para colocar essa molecada em uma rota do que está acontecendo no mundo - programação, robótica...”

Unidade em Londrina

Ferreira também demonstrou interesse em estabelecer em Londrina uma unidade da ABDI. “A gente discutiu muito sobre ter uma unidade da ABDI no Paraná. E não tem Cristo que me demova da ideia dessa unidade ser em Londrina”, disse. Fora de Brasília, a Agência possui unidades só em São Paulo (SP) e em Recife (PE). “No caso de São Paulo, (a unidade) tem todo o acompanhamento do avanço da indústria. Em Pernambuco, tem a ver com a parte de inovação, principalmente para o processamento de frutas. E aqui teria mais esse foco em agro e saúde. Motivos existem, agora precisa trabalhar lá em Brasília para viabilizar isso.”