Confira se você tem valores a receber de contas bancárias esquecidas e quando poderá solicitar a transferência em 7 passos simples:

1 - Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br e, no passo 1, clique para fazer a consulta para saber se há valores a serem recebidos

2 - A seguir, informe o CPF e data de nascimento, no caso das pessoas físicas, ou o CNPJ e a data de fundação, para as empresas; o sistema vai mostrar se há valores a serem recebidos e em qual momento eles podem ser consultados. Se o valor já estiver disponibilizado, aparecerá o botão "acessar meus valores a receber"

3 - O usuário será direcionado, então, para a página do sistema gov.br, na qual deve fazer seu login, com CPF e senha. Se não tiver uma conta nesse sistema, veja aqui como abri-la.

LEIA TAMBÉM:

+ Anote aí: Calendário de pagamento de Valores a receber

Somente usuários com níveis de segurança prata e ouro poderão efetuar a transferência dos valores. Saiba como aumentar o nível de segurança da conta gov.br.

4 - No sistema, o usuário encontrará as instituições nas quais tem valores retidos, qual é o montante e a que ele se refere; nessa mesma página, poderá clicar para solicitar a transferência pelo próprio sistema ("Solicitar por aqui"), caso a instituição permita, ou encontrar um link para pedir o valor diretamente para a empresa ("Solicitar via instituição")

5 - Ao clicar em "Solicitar por aqui", o usuário deverá preencher uma ficha com sua chave Pix, telefone e email; o valor será depositado em até 12 dias úteis, na conta ligada à chave

Se não tiver chave Pix, o usuário será contatado pela instituição financeira, para efetuar a transferência por TED ou DOC. Nesse caso, o prazo para recebimento varia conforme a instituição.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), não serão cobradas tarifas para que os beneficiários recebam os valores das instituições por meio de Pix, DOC ou TED.

6 - Ao final do processo, o usuário receberá um protocolo numérico sobre a solicitação de transferência. O Banco Central ressalta que o usuário não deve fornecer senhas ou fazer pagamentos para receber o valor.

7 - Ao clicar em "Solicitar via instituição", o usuário vai encontrar um email ou telefone para entrar em contato com o banco e pedir a transferência.