47% dos paranaenses já têm celular
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de abril de 2006
Flora Guedes<br>Equipe da Folha 
Curitiba A cada 100 habitantes, 51 possuem celular no Paraná. Esse número de penetração de mercado é o menor da região Sul, ficando atrás de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com 53% e 65%, respectivamente, de acordo com a pesquisa divulgada, em fevereiro deste ano, pela Anatel - no Brasil esse índice é de 47%. Isso mostra o potencial que o Estado ainda tem para consumo de aparelhos celulares.
De olho nessa gorda fatia de consumidores, a Nokia optou por começar por aqui o lançamento conjunto com a Vivo de seu novo portifólio de aparelhos com tecnologia CDMA (em inglês, Acesso Múltiplo por Divisão e Código) no Sul do País. Com os novos modelos, a operadora e a companhia têm um objetivo agressivo de vendas, mas não revelam números.
A partir do segundo semestre, já vão estar disponíveis nas lojas quatro modelos: Nokia 6265 (cor pérola), Nokia 2365, Nokia 2865 e Nokia 6175i. Todos incluem tecnologia sem fio Bluetooth, que permite além de fazer ligações com mais conforto e praticidade, usar o aparelho como modem do notebook para acessar a Internet e transferir informações do celular para o computador.
Segundo Marcus Daniel Machado, diretor de Vendas de CDMA da Nokia no Brasil, o modelo Nokia 6265 é a vedete do portifólio, focado para o segmento de música e com design arrojado e moderno. No formato slider, apresenta câmera 2 megapixels, com flash integrado e zoom digital 4x, 24 MB de memória interna, cartão de 256 MB de expansão que confere ao aparelho armazenar até 70 músicas.
Na apresentação do portifólio, ontem, no Radisson Hotels & Resorts, em Curitiba, feita para a imprensa, Machado destacou o Nokia 6175i, que só estará à venda em setembro. O aparelho é sofisticado e inovador por trazer antena interna, dentre outros recursos avançados. Ainda possui formato dobrável, 101 gramas e câmera que traz opção de retrato, imagens em alta resolução e vídeos com zoom que podem ser enviados por mensagens multimídia (limite 600k). Visando o segmento corporativo, a companhia criou o Nokia 2865. Com design em barra ele traz rádio FM embutido e os ringtones em MP3, função push-to-talk e permite conectividade com um gama de acessórios.
Não existe um preço médio sugerido pela Nokia. Quem vai estabelecer o valor dos aparelhos será a Vivo, que ainda não fixou o preço. Sabe-se que vão contemplar as três faixas de consumo: mais barato, mais caro e sofisticado.


