Quem tinha alguma pendência com a Secretaria Municipal de Fazenda de Londrina pôde aproveitar o sábado (27) para renegociar dívidas ou tirar todas as dúvidas sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2024, já que o vencimento do 1° lote de carnês é nesta terça-feira (30).

Em entrevista à FOLHA, João Carlos Barbosa Perez, secretário municipal de Fazenda, explicou que, no total, foram lançados 264.064 carnês do IPTU 2024. A novidade deste ano é que os carnês foram divididos em dois lotes com diferentes datas de vencimentos: no 1° lote foram enviados 131.484 carnês com a data de vencimento no dia 30 de janeiro; para o 2° lote, ficaram 132.585 carnês que vencem no dia 15 de fevereiro. Caso o pagamento seja feito em cota única, os descontos variam de 10% a 15%.

Em relação aos valores, o secretário explica que foram lançados R$ 517.483.564,42, sendo que, até o momento, já foram arrecadados R$ 75.342.377,87, o que representa 27,6% do montante previsto para o 1° lote.

INADIMPLÊNCIA

A expectativa, segundo ele, é de fechar o ano com uma inadimplência inferior à registrada no ano passado, que foi de 17,11%, ou seja, a previsão é de injetar, ao menos, cerca de R$ 430 milhões aos cofres públicos.

Segundo Perez, a opção por fazer a divisão dos carnês em lotes foi tomada para não sobrecarregar os Correios. “Se nós colocássemos tudo no 1° lote nós não teríamos tempo hábil para distribuir os carnês”, explica.

O critério de divisão entre os contribuintes que integrariam o 1° ou o 2° lote foi definido a partir do histórico de pagamento do imposto nos anos anteriores. “Muitos contribuintes, quando nós soltamos no ar o IPTU, já realizam o pagamento sem sequer receber o carnê, então nós temos na prefeitura esse histórico de pagamento”, esclarece, complementando que essas ficas pessoas ficaram no 1° lote, enquanto quem costuma pagar mais para frente entrou no 2° lote.

PAGAMENTO POR PIX

Apesar da distribuição do carnê impresso, o secretário reforça que o boleto pode ser consultado diretamente no site da prefeitura por meio do número de inscrição imobiliária e do CPF do proprietário.

Para quem optar pela retirada do boleto online, também está disponível a opção de pagamento em cota única por PIX. Segundo Perez, a opção por esse formato é mais vantajosa e barata para o município, já que, no PIX, a tarifa é de R$ 1 por pagamento, enquanto que o boleto bancário é de R$ 3.

João Carlos Barbosa Perez explica que o IPTU é um valor que fica 100% no município e é revertido em políticas públicas na área da saúde, educação, assistência social, nas obras que acontecem ao redor da cidade, além de fazer com que a máquina pública funcione.

COLETA DE LIXO

Também está incluído no imposto a taxa de coleta de lixo, que neste ano foi fixada em R$ 1,33 por vez que o caminhão da coleta passa pela residência do contribuinte. Dessa forma, os moradores que recebem o serviço três vezes na semana vão pagar por volta de R$207,48, enquanto que o valor vai ser de cerca de R$ 414,96 para os locais onde o caminhão passa seis vezes por semana.

Demora no atendimento do plantão gera reclamação

Apesar da necessidade de agendar um horário dentre as 250 vagas disponibilizadas, a população que foi até o saguão da Prefeitura de Londrina no sábado (27) para esclarecer dúvidas e negociar valores em atraso reclamou da demora de mais de uma hora para ser atendida.

A autônoma Thaise dos Santos, 36, foi até o plantão para renegociar o imposto da residência dos pais, que estava na casa dos R$ 3 mil, assim como fazer o parcelamento do valor restante para que eles possam quitar no decorrer dos meses. Ela conta que os pais agendaram um horário às 10h30 para ela, mas que até às 11h ainda não tinha sido chamada. “Disseram que ainda estão chamando o pessoal [que estava marcado] das 10h”, relata.

Sentado na fileira de trás, um homem confirmou à reportagem que ele já aguardava há mais de uma hora para ser atendido. "Uma vergonha”, reclamou o contribuinte.

Trabalhando durante toda a semana e com filho pequeno em casa, Santos ressalta que a ação aos sábados facilita, mas que deveria ser melhor organizada, pois o número de funcionários trabalhando é baixo se comparado à quantidade de pessoas que fizeram o agendamento.

250 VAGAS

No total, foram disponibilizadas 250 vagas distribuídas das 9h às 15h. De acordo com informações da pasta, até o início da tarde desta sexta-feira (26), 180 vagas haviam sido preenchidas, mas que também seria feito o atendimento da população que comparecesse sem agendar.

Para o fisioterapeuta Agnaldo Moreira, 31, a demora no atendimento não era o maior dos problemas, mas sim o "valor salgado do imposto". Morador de Tamara (Região Metropolitana de Londrina), ele tem três imóveis em Londrina e queria fazer o parcelamento do IPTU para que o valor não pesasse tanto no bolso neste início de ano, quando também vence o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Moreira conta que o atendimento aos sábados facilita, considerando que ele e a esposa trabalham durante a semana e, dessa forma, não precisam sair do serviço para resolver as pendências. Além disso,

Reclamando que o valor do IPTU de Londrina ficou "salgado" após a revisão da planta realizada em 2017, o fisioterapeuta diz que o imposto pesa no início de ano e, por isso, opta pelo parcelamento.