Começa hoje, a partir das 19h30, e segue até quinta-feira, a 20ª Exposição-Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Campo Mourão (Expocampo). A expectativa dos organizadores é que o evento atraia este ano pelo menos 60 mil pessoas.
Dos seis dias de exposição, quatro terão entrada grátis. Ingressos só serão cobrados hoje e quinta-feira (R$ 5,00). A fórmula deu certo no ano passado e ‘‘ressuscitou’’ a Expocampo, que não havia sido realizada no ano anterior, após 18 edições ininterruptas. ‘‘Esperamos uma média de 10 mil pessoas/dia’’, afirma o coordenador da Expocampo, Marco A. Kunzler.
Para hoje, a partir das 20 horas, está marcado o 1º Leilão de Reprodutores. Estão à venda 48 animais - 21 simental, 9 nelore, 8 charolês, 4 red angus, 3 brangus, 2 angus e um abeerndeen angus. Amanhã, às 16 horas, será a vez do gado de corte. O Banco do Brasil anunciou linha de crédito para para leilão a juros de 8,75% ao ano.
A Expocampo contará com o Mercado dos Produtos da Agroindústria Familiar. Na Festa dos Estados e das Nações, haverá pratos típicos de municípios: carneiro no buraco (Campo Mourão), carneiro ao vinho (Peabiru), carneiro recheado no rolete (Farol), peixe na telha (Fênix), vaca atolada (Boa Esperança) e costelão ao fogo no chão (Luiziana).
Umuarama Três leilões de gado encerram neste final de semana a 6a. Feira da Primavera, no Parque de Exposições Dário Pimenta da Nóbrega. Hoje estão programados dois leilões; de simental (às 20 horas) e de nelore a campo (21 horas). A segunda mostra agropecuária anual promovida pela Sociedade Rural deve atrair aproximadamente 50 mil visitantes e gerar quase R$ um milhão em negócios. A exposição começou terça-feira e termina amanhã com o Leilão do Criador, no qual serão ofertados 800 animais para cria, recria e engorda. ( Vânia Moreira).