Bra­sí­lia - O adian­ta­men­to de par­te do 13º sa­lá­rio pa­ra apo­sen­ta­dos e pen­sio­nis­tas in­je­ta­rá R$ 8 bi­lhões na eco­no­mia nas pró­xi­mas se­ma­nas, in­for­mou o Ins­ti­tu­to Na­cio­nal do Se­gu­ro So­cial (­INSS). Cer­ca de 23 mi­lhões de se­gu­ra­dos co­me­çam a re­ce­ber on­tem a pri­mei­ra par­ce­la do be­ne­fí­cio.
  O 13º sa­lá­rio se­rá de­po­si­ta­do de for­ma es­ca­lo­na­da, até 8 de se­tem­bro. On­tem re­ce­be­riam o abo­no os se­gu­ra­dos que ga­nham até um sa­lá­rio mí­ni­mo e têm car­tão com fi­nal 1.
  Os be­ne­fi­ciá­rios in­te­res­sa­dos em con­fe­rir o va­lor do con­tra­che­que do mês po­dem con­sul­tar o ex­tra­to men­sal de pa­ga­men­to na pá­gi­na do Mi­nis­té­rio da Pre­vi­dên­cia So­cial na in­ter­net (www.pre­vi­den­cia.gov.br). O abo­no é equi­va­len­te a 50% do va­lor do 13º sa­lá­rio.
  A pri­mei­ra par­ce­la, es­cla­re­ce o Mi­nis­té­rio da Pre­vi­dên­cia, es­tá li­vre de Im­pos­to de Ren­da. Is­so por­que a le­gis­la­ção es­ta­be­le­ce que o im­pos­to só po­de ser des­con­ta­do em de­zem­bro, quan­do o ­INSS pa­ga­rá a se­gun­da par­ce­la.
  Des­de 2006, a Pre­vi­dên­cia So­cial an­te­ci­pa par­te do 13º sa­lá­rio. Um acor­do en­tre o go­ver­no e en­ti­da­des que re­pre­sen­tam os apo­sen­ta­dos e pen­sio­nis­tas pre­vê que a an­te­ci­pa­ção se­rá man­ti­da até 2010.
  Nem to­dos os se­gu­ra­dos te­rão di­rei­to ao 13º sa­lá­rio. Se­gun­do o ­INSS, 3,2 mi­lhões de apo­sen­ta­dos e pen­sio­nis­tas re­ce­be­rão ape­nas o be­ne­fí­cio men­sal. En­tre as ca­te­go­rias de be­ne­fí­cios sem sa­lá­rio ex­tra, es­tão a apo­sen­ta­do­ria ru­ral, am­pa­ro as­sis­ten­cial ao ido­so e ao de­fi­cien­te e au­xí­lio su­ple­men­tar por aci­den­te de tra­ba­lho.
  Pa­ra ­quem pas­sou a re­ce­ber apo­sen­ta­do­ria ou pen­são de­pois de ja­nei­ro ou os se­gu­ra­dos que ga­nham au­xí­lio-doen­ça, o abo­no se­rá me­nor que 50%. Nes­ses ca­sos, o ­INSS cal­cu­la a an­te­ci­pa­ção pro­por­cio­nal aos me­ses em que o be­ne­fí­cio foi pa­go.

mockup