A quarentena, por conta da pandemia do novo coronavírus, fez com que a população de vários países ficassem trancadas em suas casas. Com isso, muitas pessoas estão impedidas de fazer suas tarefas rotineiras e de viajar, para quem programou as férias para essa época.

Nós gostamos muito de explorar novos territórios, novas culturas e ter novas experiências e agora já é possível fazer isso sem sair de casa. E são muitas as opções, como visitar virtualmente atrações turísticas, monumentos, museus e contemplar as belas paisagens. Outra possibilidade também é aproveitar a realidade virtual como alternativa de viagem sem sair de casa.

Algumas atrações sempre tiveram visitas virtuais disponíveis, outras implantaram essa facilidade durante a quarentena como forma de trazer mais cultura e diversão para que a gente aproveite estas experiências sem sair de casa.

Programas de televisão sobre viagens

Os programas de televisão sobre viagens são uma realidade há tempos, e fazem muito sucesso. Os vídeos em plataformas de streaming também contêm uma infinidade de diários de viagens postados pelos usuários que sempre trouxeram um pedacinho dos locais visitados.

Alguns possuem foco somente nas visitas, outros em fornecer dicas e tem os programas que são produzidos somente para demonstrar as belezas naturais ou arquitetônicas de um determinado lugar. Existem incontáveis programas com essa temática, e são uma ótima pedida para quem está na quarentena e quer “turistar” sem sair de casa.

.
. | Foto: Pixabay

Visitas virtuais aos museus do mundo

Vários museus espalhados pelo mundo disponibilizaram atividades interativas e visitas virtuais para desfrutar durante a quarentena. Seja para atiçar a vontade de visitá-los quando a quarentena acabar, ou para trazer a experiência para quem não tem condições de comparecer.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é uma das instituições brasileiras que compõem essa lista, com visita de algumas salas com visão 360º. Outros museus como o MET, de Nova York, o Art Institute Of Chicago e o Museu do Holocausto possuem visitas virtuais, assim como os museus da Cidade do Vaticano e o famoso Museu do Louvre, em Paris, onde está exposta a Mona Lisa, de Leonardo DaVinci.

Dos museus e galerias brasileiras, compõem a lista: Museu do Índio, em São Paulo; o Instituto Inhotim, em Minas Gerais; O Instituto Iberê Camargo, no Rio Grande do Sul e outros.

Conhecer cidades turísticas sem sair de casa é possível

.
. | Foto: Pixabay

Não somente as atrações turísticas, mas você pode dar um passeio virtual por diversas cidades do mundo pelo Google Earth, utilizando a plataforma 360 cities. Com visão 360º em uma só foto, a plataforma também traz a foto ampliada de alguns lugares, além de variações de imagens de um mesmo local.

Em outra ferramenta do Google, o Street View, é bem possível caminhar pelas ruas de milhares de cidades do mundo, escolhendo a favorita. Entre as opções, é possível dar um passeio por Paris ou Nova York.

E para quem gosta de conhecer lugares únicos, o Egito é lugar incrível e possível de se conhecer on-line.

As belezas do Egito na segurança do lar

Visitar o Egito significa trazer uma experiência única para a vida. São monumentos e construções milenares, que impressionam e arrepiam. As tumbas dos faraós, as pirâmides de Giza, além dos costumes e cultura local, encantam milhares de turistas todos os anos.

Devido à pandemia do Covid-19, todas as atrações turísticas no mundo estão fechadas, mas as visitas virtuais pelo Egito estão disponibilizadas, no conforto e segurança do lar, 24 horas por dia.

Existem passeios virtuais nas tumbas dos Faraós como a de Ramsés I, as pirâmides de giza e outros monumentos, com projeções 3D, além de fotos e vídeos para incrementar a experiência imersiva no Egito. São viagens on-line que mostram uma parte do país mais curioso e recheado de descobertas.

O Museu Tutankhamon fica localizado no Brasil, em Curitiba, mas traz o Egito mais próximo de nós, disponibilizando uma visita com visão 360º da exposição “A literatura no Egito Faraônico”. E para quem deseja ter essa experiência pessoalmente, pode começar a pensar na viagem.

Assim que a quarentena acabar e o mundo voltar ao seu curso normal, as viagens serão permitidas novamente e, com certeza os viajantes terão um novo roteiro de viagem dos sonhos após conhecer os lugares virtualmente. E esse será o momento exato para ir em busca de pacotes para o Egito e aproveitar para desbravar um lugar totalmente diferente do que se vê pelo Brasil.

Mas, enquanto estamos impedidos de sair, divirta-se conhecendo o mundo diretamente de sua casa.

(Com informações do Museu Tutankhamon, Esoterikha, Museu do Holocausto e Pinacoteca)