RESUMO: Este artigo discute a questão da traição em relacionamentos e oferece dicas sobre como superar a traição e, possivelmente, reconquistar o amor perdido. Ele enfatiza a importância de reconhecer o erro, cuidar de si mesmo e decidir se deseja lutar pela relação. Além disso, aborda a perspectiva de que todos são passíveis de erro e que muitos brasileiros enfrentam situações similares.

Imagem ilustrativa da imagem Traí e agora, o que fazer?
| Foto: banco de imagens livres do Canva

Seja pelo esfriamento da relação, distanciamento dos parceiros, falta de tempo ou simplesmente pelo fato de ter alguém novo para se divertir, a trair se tornou um comportamento quase que normal para a sociedade brasileira, embora ainda seja tabu. Há quem defenda que quem “pulou a cerca” sofre mais do que quem foi enganado. Se você é da turma do “traí e agora, o que fazer?” leia este artigo até o fim.

Uma das piores sensações é a da perda de um amor, uma ala da psicologia defende que essa dor se assemelha a dor do luto. Se ver os planos e sonhos que se construiu com alguém escorrer pelas mãos é triste, imagine saber que você teve tudo isso e por sua própria culpa deixou escapar.

Na verdade o que dói mais é o sentimento da culpa. Antes de buscar o perdão alheio, precisamos ser capazes de nos perdoar, para em seguida traçar estratégias para reconquistar a pessoa que se foi. Se você traiu, se ligue nas dicas para superar e talvez conseguir o seu amor de volta.

Traí, como superar?

Para superar a própria traição é preciso reconhecer que errou. Independente das atitudes do companheiro, um erro não justifica o outro, logo não tem fundamento ficar em negação diante de fatos.

Escrito isso, vamos para o segundo passo que é aproveitar o tempo para se conhecer melhor. Muitas vezes, estamos tão imersos em um relacionamento que não nos esquecemos de nós mesmos. Então se perdoar e se cuidar é importante.

Depois que você reconheceu o seu erro, se cuidou, “colocou um cropped e reagiu” é hora de escolher se de fato deseja lutar para trazer de volta a pessoa amada ou deixar pra lá e seguir adiante.

Eu traí e preciso seguir adiante

Para seguir adiante depois de uma enorme burrada, é necessário refletir sobre a imperfeição humana. Por mais clichê e óbvio que essa frase pareça, todo mundo é humano e passível de erro, você não é diferente.

Uma pesquisa realizada pelo site de relacionamentos Gleeden revelou que 86% dos brasileiros já traíram em algum momento de suas vidas. O Brasil liderou o ranking do país que mais trai, entre os da América Latina. Então, você não está sozinho. Respire e se acalme.

Se você optar por tentar mais uma vez, esteja ciente de que você pode ter superado a própria traição, mas a pessoa traída não, então será preciso paciência.

O que fazer para trazer a pessoa que eu traí de volta

Aqui não se aplica a frase “errou, tá errado, e não se fala mais nisso”. O casal terá de conversar bastante sobre o que aconteceu para que juntos e se ambas as partes estiverem em comum acordo encontrem um novo caminhos para a reconstrução da relação.

Infelizmente não conseguimos controlar o nosso coração, mesmo sendo gentil e fazendo de tudo para que a pessoa retorne para a sua vida ela decidir não voltar, ainda há uma luz no fim do túnel. A amarração amorosa une os casais por meio da espiritualidade.

Esse tipo de trabalho espiritual precisa ser guiado por um mentor, um líder espiritual, alerta o Pai Antônio de Ogum. Por se tratar da manipulação de energias, alguns cuidados precisam ser tomados e somente quem possui conhecimentos o suficiente é capaz de praticar o ritual com precisão e resultados.

Como cortejar a pessoa amada até que ela retorne

Certamente se a pessoa amada foi embora, ela precisa de espaço para pensar sobre tudo o que aconteceu. A primeira dica aqui é oferecer esse espaço, porém, não muito, pois ela pode sentir que você não está mais na dela.

Enviar uma mensagem de boa noite de vez em quando é uma maneira de dizer, “olá, ainda estou aqui te esperando”. Porém, não espere uma resposta imediata. Lembre-se que a mágoa ainda pode estar no coração dela.

Veja uma lista de coisas para ganhar o coração e os pensamentos do seu amor novamente.

- Demonstrará que está cuidado de si - faça publicações nas suas redes sociais em que você esteja cuidando da alimentação, praticando exercícios, a famosa frase na noite de sábado “Longe dos perigos noturnos”, acompanhada por uma foto no sofá de casa, ajuda;

- Conversar com pessoas que conhecem o casal demonstrando o seu arrependimento e interesse em reatar a relação. Certamente essas pessoas levarão o assunto para a pessoa e isso a fará repensar;

- Tentar resolver algum problema que a pessoa esteja enfrentando.

- Não demonstrar desespero ou que está seguindo adiante. postar foto se divertindo com outra pessoa só irá causar mais ranço;

- Se fortalecer espiritualmente, realizar suas orações diariamente, acender uma vela para o seu anjo da guarda, tomar banho de descarrego (sal grosso) é importante para te blindar de quem inveja a sua relação ou de outra pessoa que pretenda namorar o seu amor.

No mais, deixe o tempo agir e colocar as coisas nos seus devidos lugares. Cuide de sua saúde mental e beba água.