Imagem ilustrativa da imagem Revisão sobre o Cenário Tecnológico da LATAM em 2023
| Foto: Foto de Pixabay

2023 foi um ano de grandes transformações no cenário político, econômico e tecnológico no Brasil, isso não podemos negar. Mas, quando falamos sobre um cenário mais abrangente, como a América Latina, como então podemos classificar o ano que passou?

Vejamos a seguir como as transformações digitais, e econômicas (incluindo a negociação forex e opções binárias) mudaram positivamente o cenário onde se inserem o Brasil e a LATAM, e o que podemos esperar para 2024?

Projeções na área de TI

A adoção de novos recursos para as tecnologias da informação depende bastante do mercado onde serão implementadas. O que aconteceu nos últimos anos não favoreceu muito o setor, apesar de vermos um certo crescimento quanto a investimentos de empresas estrangeiras no Brasil e LATAM.

As relações profissionais e a pressão por acelerar os processos digitais nas empresas fizeram com que todo esse processo tivesse uma urgência por mudanças e, consequentemente, gerasse uma necessidade por consolidar certas práticas digitais. O trabalho remoto ganhou força, transformando assim os paradigmas de trabalho e trazendo uma maior comodidade para os empregados que sofrem com deslocamentos em grandes centros urbanos. Porém, de nada adianta se criar um ambiente mais propício para a produtividade se os setores e departamentos não se comunicarem entre si. Os resultados, neste caso, precisam ser consistentes e uniformes.

E o que dizer da cibersegurança, assunto que mais cresce nos dias de hoje visto a quantidade de situações envolvendo empresas e funcionários? Esta é, certamente, a maior preocupação para 2024 e, depois de estabelecida a LGDP (Lei Geral de Proteção de Dados), podemos esperar uma maior privacidade, segurança e transparência na transmissão de dados, além do cuidado com a autorização e armazenamento públicos no que diz respeito ao uso de informações privadas.

Imagem ilustrativa da imagem Revisão sobre o Cenário Tecnológico da LATAM em 2023
| Foto: Foto de Josh Sorenson - Pexels

Comércio Eletrônico no Brasil

De uns anos pra cá, é notório que o Brasil (assim como os demais países da América Latina) adotaram de vez o consumo digital. É claro que, mesmo com a adoção de medidas para implementar o comércio eletrônico, podemos perceber o aumento significativo do setor em 2023, e que promete crescer ainda mais em 2024.

Só para se ter uma ideia em números, estudos mostram que o setor cresceu mais de 35% no ano passado, o que faz com prever que esse número aumentará em 2024. O uso de aparelhos de celular pela grande maioria da população brasileira torna esse processo mais simples e ativo. A adoção do Pix levou também a um maior consumo digital pelos brasileiros.

O que as empresas mais esperam para 2024 é que seus departamentos possam ter a capacidade de se desenvolver e expandir nos seguintes setores: produtividade e organização, fidelização de clientes, ofertas melhores e privacidade de dados. Do ponto de vista gerencial, seria interessante que estes quesitos fossem melhorados. Mas para que isso seja possível, é necessário um maior investimento na implementação de soluções digitais para os setores. E isso só poderemos ver com o decorrer do ano.

Através desta visão mais objetiva sobre as transformações digitais necessárias no Brasil e LATAM, certamente poderemos caminhar em direção a resultados positivos e desafiadores tanto para as empresas que querem continuar investindo nos países do eixo, como em novos direcionamentos para a área.