Chamada por muitos de a pior forma de estresse, a chamada síndrome de burnout afeta cada vez mais trabalhadores no Brasil e no mundo. Uma estimativa da International Stress Management Association (Isma, ou Associação Internacional de Administração do Estresse, em tradução livre) diz que a doença afeta 30% dos profissionais do país. Causada por sobrecarga no trabalho, ela pode causar sintomas como insônia, dores pelo corpo, sensação de falta de ar e até mesmo comportamentos arriscados, como o consumo excessivo de álcool e de drogas.

Crescer sobre as adversidades é uma das características de alguém resiliente
Crescer sobre as adversidades é uma das características de alguém resiliente | Foto: Pixabay

Cabe ressaltar que, por mais que algumas áreas sejam naturalmente mais estressantes do que outras (a área de apostas no Brasil, por exemplo, demanda lidar com grandes quantidades de dinheiro, e, assim, faz parte deste rol) o burnout pode acometer qualquer profissional. Por esse motivo, é essencial que todos saibam lidar com a tensão no trabalho.

Ao mesmo tempo, cada vez mais empregadores estão atentos às chamadas soft skills. Na prática, isto significa que dominar o conhecimento técnico de uma área já não basta: desenvolver habilidades como o trato com pessoas e a administração da tensão é fundamental para estar bem colocado no mercado de trabalho, principalmente em tempos de crise econômica. Entre elas, está a resiliência.

Resiliência é traço valorizado por empregadores De acordo com o Dicionário Michaelis, resiliência significa a "capacidade de rápida adaptação ou recuperação". Quando aplicado ao universo profissional, o termo faz referência à capacidade de adaptar suas ações e estilo de trabalho a novas situações que podem chegar. Em um contexto de fluxo de informações extremamente rápido, trata-se de uma habilidade importante para crescer na carreira.

Por conta disso, a resiliência é uma qualidade que tem sido cada vez mais buscada por empregadores das mais diversas áreas. Por exemplo: em caso de uma mudança repentina de chefia, o profissional resiliente poderá adaptar seu estilo de trabalho sem maiores problemas. O mesmo se aplica a uma mudança em um projeto: quem tem essa qualidade poderá encarar a situação com mais facilidade.

Vale lembrar que a resiliência não é um traço desenvolvido de uma hora para a outra. De acordo com psicólogos do trabalho, é fundamental treiná-la e desenvolver habilidades análogas, tornando o profissional mais versátil - e, consequentemente, atraente para o mercado de trabalho.

Empatia é fundamental

A empatia é um conceito simples: trata-se de saber se colocar no lugar do outro em qualquer situação. Quando ela é desenvolvida, é possível entender como um colega de trabalho, superior ou mesmo subordinado está se sentindo com determinada situação, evitando conflitos e acelerando a adaptação a novas situações.

Tal qualidade pode ser desenvolvida de um modo relativamente simples: buscando saber mais sobre a vida e outras pessoas, seja por meio de filmes ou de biografias.

Autoeficácia ajuda a adaptação a novas situações

Ter segurança em suas próprias ações não é apenas essencial para o sucesso profissional: também é algo fundamental para desenvolver a resiliência. Afinal de contas, não é possível se adaptar sem ter certeza de que o curso de ação adotado é o correto.

De acordo com especialistas, esta é a chamada autoeficácia, ou confiança na própria capacidade de executar ações e conquistar os resultados pretendidos. Seu desenvolvimento pode se dar tanto pela criação de fluxos de trabalho consistentes quanto com a psicoterapia.

Hobbies podem desenvolver habilidades úteis para o trabalho

Ter um bom repertório e uma boa capacidade de engajamento são características úteis para o sucesso profissional. Isto acontece pois são essenciais para o desenvolvimento da resiliência: o repertório amplo incrementa a criatividade, e a capacidade de engajamento aumenta o comprometimento.

O que nem todos sabem é que tais características podem ser desenvolvidas de uma forma simples e descontraída, por meio de hobbies. Conhecimentos culturais aumentam as referências do profissional, e as atividades prazerosas aumentam a capacidade de comprometimento. De qualquer maneira, há um incremento na resiliência.

Tenacidade aumenta a tolerância a situações difíceis

Certas situações são incômodas, mas, no universo profissional, pode ser preciso lidar com elas. É a tenacidade, qualidade de quem persiste diante da adversidade.

Para desenvolvê-la, recomenda-se praticar atividades que forcem o profissional a testar seus limites. Um bom exemplo disso são exercícios físicos intensos, que requerem uma conexão forte entre corpo e mente, sendo ideais para desenvolver a tenacidade.

Saber a hora de se afastar também é importante

Por mais que saber resistir a situações adversas e como adaptar-se a elas seja muito importante para o sucesso profissional, também é preciso saber quando se afastar de determinadas situações. Isto pois, em alguns casos, existe uma toxicidade que pode gerar estresse e até mesmo danos à saúde. Assim, de acordo com profissionais de saúde mental, ser resiliente é importante, mas saber quando se retirar também o é.

Conteúdo por agência emarket