Relembre quando Rubens Barrichello venceu o último GP
Rubinho venceu em Monza em 2009, a última vitória de um brasileiro na principal categoria do automobilismo; relembre como foi
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de outubro de 2024
Rubinho venceu em Monza em 2009, a última vitória de um brasileiro na principal categoria do automobilismo; relembre como foi
CV Folha

No último dia 13 de setembro completou-se 15 anos da última vitória de um brasileiro na Fórmula 1. Na ocasião, em 2009, Rubens Barrichello ocupou o lugar mais alto do pódio no GP de Monza, na Itália.
Vale destacar que cada edição da F1 gera muita expectativa em casas de apostas com bônus há décadas e décadas, mas atualmente o Brasil não conta com nenhum piloto do país na disputa.
Dessa forma, Rubinho segue como o último a vencer uma corrida pelo país, e foi um Grande Prêmio histórico, marcado para sempre na história do lendário piloto brasileiro.
A última vitória do Brasil na Fórmula 1
Dirigindo a Brawn-Mercedes na sua 17ª temporada na F1, Rubens Barrichello venceu a sua última corrida de Fórmula 1 em 2009, curiosamente, a última de um brasileiro na categoria.
Nos treinos classificatórios, o brasileiro terminou na quinta posição com um tempo de 1:25.015. Porém, o brasileiro teve problemas na caixa de cambia e tinha que optar por trocar ou não.
Caso trocasse, perderia posições e iria largar em 10º, mas ele decidiu seguir e arriscar.
“Quando você está numa situação assim, você depende de uma pessoa específica que venha até você e fale: “temos os riscos, mas vamos arcar”. A gente tinha uma percepção que não éramos os mais velozes de pista. Não sendo os mais velozes de pista, nós tínhamos que batalhar para tentar ter um equilíbrio do carro muito bom para tentar fazer uma parada a menos”, destacou Rubens Barrichello, em entrevista ao Globo Esporte.
Na corrida, Rubinho pilotou com maestria, utilizou a estratégia de apenas uma troca de pneus na prova, assumiu a liderança e não largou mais, a bandeirada final.
“O principal diferencial foi saber andar forte com um carro mais pesado que a galera sem perder o ritmo e sem danificar os pneus. Tem o momento de uma parada só que é quando o pessoal vai para o box para colocar a gasolina. Naquele momento, você tem menos gasolina que a pessoa que foi para duas paradas. Aquele momento, se o pneu estiver em ordem, é quando você tem que distribuir a potência e andar o mais rápido possível”, completou Rubinho.
Vale destacar que além de Monza ficar marcado como a última vitória de Rubens Barrichello, também se tornou um lugar especial, já que o brasileiro também venceu na pista em 2002 e 2004, então pela Ferrari.
Além disso, o recorde de melhor volta no local em uma corrida é de Rubinho, que já dura mais de 20 anos, conquistado em 2004.
Brasil pode contar com novo piloto na Fórmula 1?
Sem contar com nenhum piloto na Fórmula 1 atualmente, o Brasil vive a expectativa com pilotos que estão na Fórmula 2, a última etapa de base da principal categoria.
Atual segundo colocado na competição, o jovem Gabriel Bortoleto, de 19 anos, está na lista dos pilotos que podem receber uma oportunidade em 2025, na Audi/Sauber, mas ainda sem nenhuma decisão concreta.

