Imagem ilustrativa da imagem Projeções econômicas, inovação e futurismo são temas de evento para o setor de Químico e Materiais
| Foto: Divulgação

O principal evento do setor de Químico e Materiais no norte do Paraná está com as inscrições abertas. O Integra QM 2021 será realizado pelo Sebrae/PR, governança do setor em Londrina e Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas no Norte do Paraná (Sinqfar NP), nos dias 9 e 10 de novembro, de forma online, e trará conteúdos voltados para todos os integrantes do ecossistema, de estudantes, empresários, pesquisadores a gestores públicos. As inscrições, que são gratuitas, e a programação podem ser acessadas neste link.

Químico e Materiais é apontado como uma das cinco áreas estratégicas para o desenvolvimento da inovação em Londrina. O consultor do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, diz que a cidade e região, em pouco tempo, estruturou uma governança que tem promovido conexões entre empresas e instituições para promover o crescimento e incentivar a inovação nos negócios. “É um setor que tem um grande potencial ainda pouco explorado”, destaca.

O evento começa no dia 9 com uma Rodada de Negócios e Inovação, que também está com inscrições abertas e podem ser feitas aqui. A rodada vai conectar indústrias, hubs, aceleradoras e fomentadoras da inovação, prestadores de serviços, editais de inovação, projetos de pesquisas, startups, empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, instituições representativas do setor de Químico e Materiais, fornecedores, instituições de ensino. As vagas são limitadas.

Programação online

No dia 10 começa a programação online com a palestra internacional “O cenário e perspectivas econômicas para o setor de químico e materiais, com Thomaz Augusto Garcia Machado, CEO da ChinaInvest & AsiaInvest Consulting. Na sequência, ocorre o painel “Principais inovações e tendências do setor de químico e materiais”, com a gerente de pesquisa e inovação da Rhodia Solvay Group, Cristina Schuch, e a gerente de contas da América Latina Polímeros Especiais, da mesma empresa, Mônica Martins.

Também está previsto o painel “Como o setor de químico e materiais se relaciona com o ambiente digital”, com participação da consultora de PD&I do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Celulose em Papel, Elines Machado da Silva Mainardes, do diretor do IST em Eletroquímica, Paulo Roberto Dantas Marangoni, do consultor em PD&I do IST em Informação e Comunicação, Jorge Augusto Pessatto Mondadori, e moderação da diretora de Ominichannel na Rede de Farmácias Vale Verde e Flora Cosmética e integrante da Governança Integra QM, Carla Caldi.

A programação traz, ainda, o painel “Perfil profissional e de talentos para o setor de químico e materiais”, com a Coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Pado S/A, Cyntia Silva. O palestrante, autor e futurista, Tiago Mattos, foi convidado a falar sobre “Futurismo e Inovação no setor de químico e materiais”. O evento termina com um talkshow sobre “Principais inovações no setor de químico e materiais”, com a participação do CEO da Startup SuperGrafeno, Gabriel Lincoln da Rocha, diretor científico e de inovação da Nano4you América, Fabiano Polak, e do diretor de Laboratório, Ciências e Novos Negócios da Hilab, Antônio Vazquez, com moderação do gestor industrial e de projetos da Hydronorth S/A e presidente da Governança Integra QM, Odirlei Florêncio.

Oportunidade de networking

O presidente do Sinquifar NP, Allan Gomes Guimarães, diz que o evento é uma oportunidade para pequenas e grandes empresas conhecerem o trabalho da governança, realizar negócios, fazer relacionamentos, trocar experiências. “Temos mais de 100 empresas de químico e materiais no norte do Paraná, muito fortes e sólidas. É um setor muito grande e de faturamento alto”, afirma.

De acordo com o presidente da Integra QM, governança de Químico e Materiais em Londrina, Odirlei Florêncio, a pandemia potencializou o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e inovações que permeiam toda a cadeia de negócios do setor. “O evento, de maneira global, busca promover o acesso a conhecimento de tudo isso”, adianta. Segundo ele, embora a expectativa, do ponto de vista econômico, seja boa, ainda há a necessidade de regulação de alguns insumos, restrições de mercado em alguns países, em especial a China, que impactam diretamente nas demandas do setor químico. “Por conta desse contexto, precisamos fomentar a inovação nos negócios de maneira que seja possível fazer girar a demanda que ainda está represada”, completa.

O empresário do setor e integrante da governança, Leonardo Benni, diz que o diferencial da edição deste ano é a rodada de negócios multisetorial, uma oportunidade para as empresas fazerem conexões e conhecerem instituições ligadas ao setor. “Vamos participar com um programa de inovação aberta para gerar conexões com estudantes, pesquisadores e microempresas”, conta. Segundo ele, por meio da articulação da governança, a empresa já realizou a transferência de tecnologia com a UEL e desenvolveu um programa de interação prática com alunos da UTFPR.

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Telefones: (43) 99917-7751 - (41) 3330-5895

www.pr.agenciasebrae.com.br