Imagem ilustrativa da imagem Prática de esportes vai além da educação
| Foto: Divulgação Marista

A prática do esporte nas escolas oferece uma série de benefícios para crianças e jovens, incluindo disciplina, resiliência, coordenação motora e bem-estar físico. Essas características adquiridas durante atividades esportivas têm o potencial de impactar o futuro, influenciando aspectos pessoais e profissionais.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Londrina, Junior Cesar Dias de Jesus, esses benefícios podem ser encontrados tanto nas aulas de educação física quanto em atividades complementares. “O importante é descobrir a modalidade que mais desperta o interesse da criança e proporciona oportunidades esportivas enriquecedoras que estejam alinhadas com seu perfil”, explica.

Além disso, a participação em jogos, competições ou treinos com objetivos específicos pode impulsionar o desenvolvimento cognitivo e melhorar o aprendizado das crianças. O esporte também promove habilidades sociais e emocionais, incentivando a cooperação, empatia e a capacidade de lidar com derrotas. “Essas habilidades desempenham um papel crucial tanto na vida escolar quanto na vida em sociedade”, conclui o diretor do Colégio, Adriano Brollo.

Confira alguns benefícios do esporte para crianças e adolescentes:

1. Desenvolve o espírito de equipe

Esportes como basquete, vôlei e futebol ajudam os jovens atletas a compreender e exercitar o trabalho em equipe desde cedo. O grupo só funciona bem e se destaca se os integrantes se comunicarem e trabalharem juntos, o que também é esperado no mercado de trabalho futuramente. Até mesmo em esportes como corrida ou natação, que são individuais, é preciso interagir com técnicos, juízes e outros atletas para melhorar individualmente.

2. Ensina a lidar com vitórias e derrotas

Aprender a ganhar e perder é uma habilidade útil para toda a vida. Os altos e baixos sempre estarão presentes e nem sempre será possível evitar uma derrota. Por isso, aprender isso logo cedo nos esportes é tão positivo para crianças e adolescentes. Saber como lidar com cada um desses momentos, sem se deixar abater demais com as perdas e tampouco deixar a vitória virar soberba são lições valiosas.

3. Estimula a disciplina e o respeito

Seja um esporte individual ou coletivo, é preciso treinar muito, conviver e interagir com pares e superiores e ter humildade e dedicação. Esses hábitos estimulam a disciplina pessoal, que leva atletas a persistir para melhorar, e ao respeito por regras, ao árbitro e aos treinadores Essas características são positivas para todos os outros aspectos da vida em todas as idades.

4. Melhora o comportamento e a concentração

Praticar exercícios beneficia a mente e o equilíbrio emocional. Ao direcionar esforços em uma atividade específica por um determinado tempo, o foco e a concentração são fortalecidos. Depois de um período de prática, o corpo passa a liberar substâncias responsáveis pelo bem-estar, como a serotonina e a dopamina, por exemplo. Elas ajudam a aumentar a autoestima, o relaxamento, a disposição, e contribuem para o bem-estar de modo geral.

Imagem ilustrativa da imagem Prática de esportes vai além da educação
| Foto: Divulgação Marista

5. Traz saúde e combate o sedentarismo

Com o crescente uso de aparelhos eletrônicos, cresce também o sedentarismo entre os jovens. A prática de esportes na escola contribui beneficamente nesse sentido, trazendo o hábito do exercício frequente e com isso também, tornando crianças e jovens mais saudáveis. Praticar exercícios regularmente melhora toda a parte física, ajuda no desenvolvimento de ossos e músculos, além de apoiar a função cardiovascular e pulmonar.

6. Ajuda a desenvolver novas habilidades

Testar e praticar diferentes modalidades esportivas pode ajudar a descobrir habilidades para além do esporte e até uma profissão! Seja a aptidão para a liderança, para ajudar alguém que está precisando, entender como é competir coletivamente ou de forma individual, são algumas das descobertas que o esporte traz. Os exercícios também ajudam na coordenação motora e na desenvoltura corporal.