Porque o futebol faz parte da cultura brasileira e qual seu impacto
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 28 de agosto de 2024
CV Folha
Você certamente sabe que o Brasil tem uma ligação cultural e íntima com o futebol, mas sabe o motivo disso? Não é apenas por grandes estrelas do futebol mundial serem brasileiras, mas existe uma cultura muito rica em costumes e tradições à volta do futebol.
É por isso que quando se fala de futebol, a maioria dos brasileiros têm sempre uma opinião, formada através de clubes ou de familiares, sobre qual a melhor equipe do da Série A ou outra opinião relacionada com futebol.
Para sabermos o motivo do Brasil estar muito ligado ao futebol e enraizar ele em nossa cultura, precisamos de saber alguns fatos, que são interessantes e podem explicar a situação de uma melhor forma.
Um esporte com mais de 100 anos
Você sabia que o futebol tem mais de 100 anos de história? Ele foi introduzido no Brasil por Charles Miller, que era filho de ingleses, no ano de 1894. Ou seja, com 120 anos de história, o futebol começou bem cedo no nosso país, quando ele trouxe duas bolas de futebol para o Brasil e organizou o primeiro jogo oficial, em São Paulo.
O futebol passado poucas décadas iria-se tornar bem popular, especialmente em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
O futebol de rua
Com a popularização do futebol, o futebol de rua acabou sendo construído com campos improvisados. Este começou a ser um meio de integração social de pessoas com várias classes sociais e etnias, o que acontece ainda nos dias de hoje, onde os campos improvisados dão depois lugar às academias, que são um pouco mais profissionais e mostram a possibilidade de uma carreira no esporte.
Mas, mesmo nos dias de hoje, o futebol de rua e o estilo ginga, estilo com características brasileiras, continua sendo essencial na cultura. Esse estilo mistura habilidade técnica, criatividade e improviso, que encanta torcedores ao redor do mundo. Ele tem uma origem na mistura de capoeira e futebol, nunca antes vista no mundo em outro país.
Identidade nacional
A vitória na Copa do Mundo de 1958 mostrou como o futebol pode unir um país e o futebol foi ainda mais enraizado na nossa cultura. Sites como a Betano apostas acabaram também se tornando populares nos dias de hoje, tal como a união nacional quando existe uma Copa do Mundo e vemos vários milhões de pessoas apoiando uma causa comum.
Sabemos por isso que a identidade nacional do Brasil é, não oficialmente, o futebol, e que este desempenha um papel importante de união nacional.
OS ídolos do futebol Brasileiro no mundo
O Brasil produziu alguns dos maiores nomes do futebol mundial. Nomes como Pelé, Zico, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Neymar, mais recentemente, são conhecidos da maioria da população. Esses jogadores não são apenas atletas, mas ícones culturais e sociais que começaram sem qualquer habilidade herdada, apenas com muito trabalho e dedicação até chegarem ao topo.
Para os mais jovens, ser um jogador com nome internacional é um sonho comum e que pode ser alcançado por qualquer um, basta ver os exemplos dos nossos ídolos e como eles começaram.