Você é do time que procura resolver tudo o que é possível pela internet? O mundo digital está cada vez mais presente no dia a dia de todos e isso ajuda muito a simplificar a vida. Agora é possível pagar contas, transferir valores, fazer compras, baixar filmes, trabalhar remoto para empresas do outro lado do mundo, e muito mais, tudo pela internet!

Imagem ilustrativa da imagem Por que você deve investir em uma VPN
| Foto: Pixabay

Porém uma dúvida é comum ao utilizar a web no uso de dados tão importantes: será que os seus dados estão seguros? E é exatamente para que você navegue online com segurança que existe a VPN. Com ela, você pode realizar todas as atividades que quiser na internet sem medo de hackers ou outro tipo de intromissão.

Quer entender melhor? Nesse artigo vamos explicar a importância e o por que investir em uma VPN!

O que é VPN

VPN vem do inglês Virtual Private Network e significa Rede Privada Virtual. Com ela, você consegue navegar pela internet sem ser identificado e sem deixar os seus dados expostos. É como se fosse um escudo de proteção entre você e a internet, pois a VPN criptografa seus dados e preserva a sua privacidade.

Assim, mesmo que você conecte em uma rede wifi pública ou corporativa, onde várias pessoas acessam ao mesmo tempo, a sua identidade permanece preservada e torna muito mais difícil que pessoas mal intencionadas rastreiem suas atividades e tenham acesso aos seus dados.

Como funciona uma VPN

Com uma VPN, o seu endereço IP é criptografado deixa de ser identificável, evitando que alguém rastreie o que você faz online. Por meio de um servidor VPN, o seu provedor de serviços de internet (ISP) ou qualquer pessoa deixam de ter as informações acerca do que você faz na web, seja quais sites acessa ou quais dados você disponibiliza ou recebe.

Vantagens em ter uma VPN

Existem várias razões para você investir em uma VPN, então confira abaixo as principais vantagens em ter uma!

Segurança de dados

Muitas empresas ou até pessoas com segundas intenções utilizam informações pessoais de usuários, muitas vezes sem permissão e para interesse próprio, o que muitas vezes não é positivo ao proprietário dos dados.

Mas com a VPN você tem muito mais tranquilidade em fazer movimentações bancárias, realizar compras e qualquer outra atividade que utilize seus dados pessoais, sabendo que está protegido contra hackers, por exemplo.

Privacidade online

Quando conectado diretamente ao provedor de serviços de internet, esse provedor capta e armazena os registros de toda a sua navegação e de tudo o que você fez enquanto estava online.

Já ao usar a VPN para se conectar à internet, não há rastreio nem registro das suas atividades nem mesmo pelo próprio servidor VPN. Dessa forma, você mantém a sua privacidade intacta.

Acesso ilimitado a conteúdo mundial

Você já esbarrou com algum conteúdo que só é liberado em certas partes do mundo? Isso pode acontecer em plataformas de streaming, por exemplo, ou em países específicos onde se impede o acesso a determinados sites e aplicativos.

Mas quando você usa uma VPN, você passa a visualizar todo o conteúdo disponível na web em diferentes partes do planeta. Isso acontece porque você pode escolher a origem do servidor que vai utilizar, fazendo parecer que sua localização está no país em que escolheu.

Como você pôde ver, para quem se preocupa com a própria segurança na internet, a VPN é essencial para proporcionar uma navegação com tranquilidade.