Estar em constante aprendizado é bom, mas é melhor ainda se esse conhecimento vem de forma leve, divertida e em um bate-papo com especialistas nas mais diversas áreas. O Sinpro Cast, o podcast do Sinpro (Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares de Londrina e Norte do Paraná), está no ar desde agosto do ano passado e vem fazendo parte da rotina de professores, profissionais da educação e de quem curte se manter informado em meio às atribuições do dia a dia.

A ideia do podcast nasceu como uma forma de aproximar o Sinpro dos seus mais de 5 mil associados, conta Dreico Esli de Souza, diretor de Comunicação do sindicato. O Sinpro Cast já conta com mais de 20 programas publicados sobre os assuntos mais variados, que vão desde a educação até o universo pet, saúde física e mental e qualidade de vida.

O formato foi escolhido por ser uma nova forma de comunicação, em que a entrevista em formato de bate-papo e os assuntos são apresentados de uma forma em que o ouvinte não precisa ficar de olho na tela. Seja dirigindo, limpando a casa ou em um momento de descanso, é só colocar um episódio para rodar e aproveitar o conteúdo.

Ele explica que os eventos promovidos pelo Sinpro sempre são divulgados no podcast, como a tradicional costela de fogo de chão. “A gente está preocupado também com a saúde mental dos professores, dos profissionais de educação”, aponta, complementando que foram abordados temas relacionados à parte comportamental e à saúde durante a velhice em alguns programas.

Outro assunto que ganhou espaço durante o bate-papo foi TEA (Transtorno do Espectro Autista) e o pensamento disfuncional, que faz com que a pessoa tenha padrões de pensamentos negativos e que podem estar associados a doenças mentais, como depressão e ansiedade.

Mesmo sem uma relação direta com a educação, também foram abordados temas de interesse geral, como o tempo de tela que deve ser destinado às crianças. “Além de mostrar tudo aquilo que fazemos, nós trazemos também profissionais para comentar sobre alguns assuntos que fazem parte do cotidiano da vida”, explica.

Para ele, é papel do Sinpro estar diretamente dialogando e trazendo informação para toda a sua base de profissionais. Além disso, Souza reforça que trazer os profissionais para falar de diversos assuntos permite que o associado tenha contato com essas informações de forma gratuita. “Ele extrai informações que podem melhorar tanto a qualidade de vida dele quanto a qualidade do trabalho que ele presta”, aponta.

Para os próximos episódios, as discussões vão continuar na linha da saúde e do comportamento, assim como alguns eventos que estão sendo programados pelo Sinpro para acontecer ainda neste ano, como o Dia dos Pais e o Dia das Crianças. “A gente vai sempre buscando temas atrelados ao calendário anual de datas comemorativas”, complementa.

Apesar de ser pensado para professores e profissionais da educação, o Sinpro Cast é destinado para pessoas de todas as áreas. Todos os episódios são publicados na íntegra no canal do Youtube do Sinpro (https://www.youtube.com/@sinprolondrina_) e as vinhetas nas redes sociais, tanto no Instagram (https://www.instagram.com/sinprolondrina/) quanto no Facebook (https://www.facebook.com/sinpro.londrina).

“O Sinpro faz questão de estar sempre atuando com a sua base, sempre levando informação”, destaca, complementando que a entidade está sempre em uma busca constante por novas formas de compartilhar as ações junto aos associados. “A gente quer realmente que os professores e profissionais de educação estejam envolvidos e engajados para a gente construir algo melhor para todos.”