Pioneiro, Oba Oba inova e atrai uma clientela fiel
Com mais de dois mil produtos, os queijos e os iogurtes são o carro-chefe; agora, a loja também investe em bebidas e comidas de fora do Brasil
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Com mais de dois mil produtos, os queijos e os iogurtes são o carro-chefe; agora, a loja também investe em bebidas e comidas de fora do Brasil
Jéssica Sabbadini - Especial para a FOLHA

A pandemia trouxe inúmeros desafios para todos os setores da economia, do pequeno ao grande negócio. Por isso, foi necessário inovar e ‘girar a chave’ para permanecer competitivo no mercado. O que começou como uma ‘portinha’ de 12 m² em uma avenida de Cambé rendeu frutos, já que hoje são cinco lojas de ponta e com a expectativa de ampliação para 2025. No nome, o Oba Oba - queijos, iogurtes e variedades remete à alegria de poder comprar produtos de qualidade por um preço mais em conta, recheando a mesa de comida boa e de momentos felizes.
Fundador do Oba Oba, Alan Douglas Olivetti, 37, conta que tudo começou durante a pandemia em uma ‘portinha’ na Avenida Antônio Raminelli, em Cambé. Na época, ele era dono de uma distribuidora de produtos lácteos para supermercados da região. Com a chegada da pandemia e a dificuldade de encontrar matéria-prima, os produtos começaram a faltar, assim como alguns chegavam com a data de validade próxima.

Foi aí que, após uma reunião semestral com a equipe em julho de 2021, resolveu abrir um pequeno negócio anexado à distribuidora para comercializar os produtos que tinham um prazo de validade mais curto. Dessa forma, os iogurtes e queijos eram vendidos quase que à preço de custo aos clientes. E o negócio foi crescendo, o que motivou a inauguração de uma loja na principal avenida de Cambé no início de 2022. “Eu comecei a estudar esse mercado”, conta, a respeito do contato com lojas que já atuavam no segmento há décadas em outros estados.
Em Londrina, a primeira loja chegou dois meses depois na Avenida Saul Elkind, já com o conceito atualizado e com a identidade do Oba Oba. “Ao colocar os pés em Londrina, nós mostramos a nossa cara”, afirma. A segunda já veio em setembro, conquistando espaço na Avenida São João, na zona leste da cidade. A partir daí, o negócio começou a crescer, então a decisão foi de ampliar a loja de Cambé e levar a estrutura para um espaço maior, padronizando com as demais.
Só neste ano, o Oba Oba também conquistou seu espaço na zona sul e oeste de Londrina, totalizando quatro lojas na cidade e uma outra em Cambé. Com mais de 100 colaboradores, o fundador garante que a trajetória de sucesso é fruto de uma linha de trabalho em que todos pensam e trabalham em uma mesma sintonia. Além disso, a expertise de anos que Olivetti tem no varejo alimentício faz toda a diferença na hora de lidar com os fornecedores e com a clientela no dia a dia.
A construção de um novo centro de distribuição amplia as possibilidades do Oba Oba, sendo que novas lojas já estão sendo planejadas para 2025 para atender a demanda de toda a região.
Hoje, a loja conta com mais de dois mil produtos, que vão desde os tradicionais iogurtes e queijos, até embutidos, pães, doces, carnes, entre outras tantas variedades. Dentre as opções, cerca de 50% dos produtos têm a data de validade mais encurtada, que chega a até três meses. O restante vem com o prazo regular. Olivetti reforça a preocupação com a procedência dos produtos, sendo a segurança alimentar um dos pontos mais importantes, em que a aferição de temperatura e armazenamento adequado trazem a garantia de qualidade.
O fundador explica que os produtos com a data mais curta são adquiridos por um valor mais em conta, o que é repassado para os clientes, que sentem a diferença no bolso e conseguem colocar à mesa uma série de alimentos diferentes do habitual, como um bom queijo. Além disso, a data de validade dos produtos já vem certificada pela indústria, o que garante mais segurança para os consumidores.
Novidade, o Oba Oba conta com gôndolas exclusivas para comidas e bebidas importadas de países como Alemanha, Coréia do Sul, Argentina e Tailândia, além de produtos vindos de outros estados do Brasil, como Minas Gerais. Para ajudar na correria do dia a dia, a loja também coloca à disposição dos clientes algumas refeições prontas e que só precisam ser aquecidas. Fechando o combo, doces, salgados e guloseimas, que não podem faltar depois do almoço ou da janta.
Pioneiros no segmento na região, Olivetti garante que é difícil entrar em um mercado sem ter uma receita pronta, já que os desafios são muitos, mas a resposta dos clientes sempre foi muito positiva. “A gente passou a dar condições para que as pessoas tivessem acesso a determinados produtos”, aponta. Além disso, foi responsável por reunir diversas opções de produtos em um único lugar, atendendo todos os gostos e bolsos.

