Acordar pela manhã e sair para tomar um delicioso café da manhã em uma padaria com aquele aroma de pão quentinho e doce caseiro... No coração da Gleba, a Panetteria Palhano tem muita história para contar. O que começou com uma loja pequena na avenida Inglaterra, na zona sul de Londrina, hoje se transformou em um espaço de mais de 930 m², com 72 funcionários e mais de 700 tipos de pães que encantam seus admiradores fiéis.

No ramo da panificação há 28 anos, Elieth Cavalaro Hodas, proprietária da Panetteria Palhano, lembra que tudo começou em 1995, quando ela resolveu se arriscar no mundo dos pães. A Coffee House viu muita inovação acontecer, desde o início, quando a empresária tirou o caixa de dentro da padaria e colocou em um canto, longe da comida. “Quem lida com dinheiro não pode lidar com alimento”, afirma.

Elieth com a filha Vanessa e o marido Antônio Carlos Hodas: entre os diferenciais estão a qualidade do trabalho e a dedicação ao público
Elieth com a filha Vanessa e o marido Antônio Carlos Hodas: entre os diferenciais estão a qualidade do trabalho e a dedicação ao público | Foto: Jessica Sabbadini

Outra mudança feita quando ainda era novata no ramo da panificação foi a forma como os pães ficavam expostos no salão. Elieth trouxe tudo para mais perto dos olhos atentos dos clientes, já que muitos "veem com as mãos".

RECONHECIMENTO

“A primeira baguete recheada de Londrina fomos nós que trouxemos”, diz, complementando que é nesse ponto em que sua história se intercala com a da Folha de Londrina. Elieth relembra que, por sempre trazer inovações para dentro da padaria, costumava aparecer nas páginas do jornal, seja para falar sobre o pão de batata ou o recheado ou ainda sobre o fantástico mundo da panificação, como contam os recortes das matérias que ela guarda dentro de uma pasta.

Com a empresa crescendo a todo vapor, saindo de dois para 22 funcionários, a rotina começou a pesar, já que era de segunda a segunda, das 6 às 22h, o que fez com que ela tomasse a decisão de vender a padaria da avenida Inglaterra em 1999.

Elieth bem que tentou parar, mas seis meses depois abriu a panificadora Famiglia Millane, na Avenida Maringá, já que os antigos clientes não deixaram que ela seguisse por outro rumo. No local, eles ficaram por 11 anos. No cardápio, mais de 300 diferentes tipos de pães.

PARA A GLEBA PALHANO

Em plena expansão, o espaço foi ficando pequeno, o que motivou a mudança para a região da Gleba Palhano, que também estava em uma fase promissora. Assim nasceu a Panetteria Palhano, em 2011, na Ernani Lacerda de Athayde, rua sem saída e ainda com poucos empreendimentos. “Fui chamada até de louca”, assume, acrescentando que mais uma vez resolveu arriscar.

E deu tão certo que o espaço foi ficando novamente pequeno. Em maio de 2019, com mais de 930 m² e estacionamento próprio, na Avenida Ayrton Senna, no coração da Gleba Palhano, nasceu o novo e moderno espaço da Panetteria Palhano.

Hoje, com 72 colaboradores, que ela define como suas “âncoras”, Elieth Hodas compartilha que o sucesso vem através da dedicação de toda a equipe. No time tem pessoas especiais, como o esposo Antônio Carlos Hodas, os filhos Vanessa Hodas Casarin e Antônio Carlos Hodas Júnior, e o genro Flávio Júnior Casarin.

INOVAÇÕES E QUALIDADE

O diferencial para tanto sucesso, segundo a proprietária, é a qualidade do atendimento e dos produtos que são comercializados, que são únicos e todos produzidos dentro da cozinha da padaria. “A gente fideliza o cliente porque é um sabor diferente”, destaca, complementando que eles focam na qualidade da matéria-prima e da limpeza.

Destaque para os produtos produzidos dentro da cozinha da Panetteria Palhano, que no ano que vem ampliará o cardápio para o almoço
Destaque para os produtos produzidos dentro da cozinha da Panetteria Palhano, que no ano que vem ampliará o cardápio para o almoço | Foto: Jessica Sabbadini

Além da baguete recheada e do pão de batata, o panetone salgado também foi uma novidade trazida pela Panetteria Palhano, que hoje tem mais de 700 diferentes tipos de pães, sendo que grande parte das receitas veio dos clientes e dão nome aos produtos. “Temos relatos lindos e emocionantes da pessoa lembrar da mãe ou da avó ou da tia, então a gente batiza com o nome da pessoa”, explica. Um dos produtos mais famosos é a Rosca Albertina, receita que foi doada por um jornalista de Londrina.

Das famílias que vêm tomar um café da manhã aos finais de semana, das reuniões de negócio ou dos aniversários comemorados, a verdade é que a Panetteria Palhano é para todos, como gosta de afirmar Elieth. A preocupação com o cliente vem também na forma de atender de forma mais personalizada. “São vários detalhes que fizeram toda a diferença para eu chegar onde cheguei”, afirma.

PÃO FRANCÊS

Com tantas opções e variedades de produtos distribuídos nas mesas e balcões, a proprietária afirma que um dos mais pedidos e que é sucesso entre os clientes é o clássico pão francês, feito durante a madrugada para que esteja fresquinho no início da manhã. Também com grande número de fãs, o pão de alho nasceu ainda na Coffee House e traz uma generosa camada de alho. “Churrasco sem o pão de alho da Panetteria Palhano não é churrasco”, avisa.

Otimista e alegre, Elieth admite que ri até dos tropeços que a vida dá e que, por isso, busca manter boas expectativas para 2024. Ainda com muita coragem para inovar, ela adianta que já planeja colocar “algo mais” à disposição dos clientes. A primeira mudança vai ser na hora do almoço - hoje eles oferecem dois tipos de pratos italianos, mas a ideia é ampliar esse cardápio com outras opções.

PLANOS PARA 2024

Entre os planos de Elieth para o futuro está a vontade de passar para frente todo o conhecimento que ela aprendeu nesses 28 anos de panificação, qualificando profissionais que desejam seguir na área.

Como empreendedor nunca para, ela também deu início a sua própria marca de bolachas caseiras, a Biscoitos da Vó Ethi, que é como os netos a chamam. “Estamos trabalhando em cima, começando a colocar em pequenos mercados e conveniências, engatinhando como eu sempre fiz em tudo porque eu não gosto de queimar o meu filme”, brinca, ressaltando que todos os produtos que ela coloca no mercado passam por diversas avaliações e mudanças, então o foco é ampliar cada vez a marca.

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