Luan Santana, Michel Teló e Titãs vão agitar o litoral paranaense
Programação de apresentações de artistas nacionais começa nesta sexta-feira (10) nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Programação de apresentações de artistas nacionais começa nesta sexta-feira (10) nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná
Jéssica Sabbadini - Especial para a FOLHA
Não tem combinação melhor do que música boa, praia e um petisco. Seja sertanejo, samba, pagode, pop ou rock - ou pop rock -, o importante é aproveitar a estação e tirar o pé do chão. A partir desta sexta-feira (10), as areias de Matinhos e Pontal do Paraná vão receber 33 apresentações de artistas nacionais como parte da programação do Verão Maior 2024/2025.
Secretária do Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira destaca a ampla programação de shows e atividades artísticas e culturais, fazendo dessa a maior edição do verão paranaense da história. Com a expectativa de reunir mais de 2 milhões de pessoas, os veranistas vão poder acompanhar 33 shows com cantores, duplas e bandas nacionais, com nomes da nova geração e outros que já estão há décadas na estrada.
As apresentações de artistas nacionais acontecem nas arenas montadas em Matinhos e Pontal do Paraná a partir do dia 10 de janeiro, sexta-feira. Estreando o palco, a banda Jota Quest e o cantor Péricles vão levantar a plateia. A etapa cultural do Verão Maior segue até o dia 22 de fevereiro e vai contar com shows de artistas como Matheus & Kauan, Gustavo Mioto, Guilherme & Santiago, Alexandre Pires, César Menotti & Fabiano, Guilherme & Benuto, Sorriso Maroto, João Bosco & Vinícius, Zezé di Camargo & Luciano, Michel Teló, Clayton e Romário, Eduardo Costa, Fernando & Sorocaba, Titãs, Loubet, Sambô, Bruninho & Davi, João Neto & Frederico, Felipe Araújo, Cezar & Paulinho, Thiago Carvalho, Eduardo Costa, Rio Negro & Solimões, George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner.
Com uma plateia formada por milhares de famílias, Luciana Pereira reforça a importância do apoio da Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná), responsável por garantir a tranquilidade de toda a população. As apresentações acontecem nas sextas-feiras, sábados e domingos e começam às 21h, 22h e 17h, respectivamente, se estendendo até meia-noite. “É uma programação montada para a família paranaense e para os turistas, que vêm cada vez mais para o Paraná”, comenta.
Ela conta que a programação eclética deixou todo mundo animado. “A gente tem uma programação muito diversa”, diz, ao explicar que a ideia foi reunir diversos gêneros musicais para atender todos os gostos e públicos.
De volta às áreas paranaenses
O nome do artista que vai comandar um show especial no dia 1° de fevereiro foi guardado a sete chaves durante a organização de todo o evento e foi revelado apenas agora, nos primeiros dias de 2025. Desde 2009 na estrada e com sucessos como ‘Meteoro’, ‘Cê Topa’ e ‘Amar Não é Pecado’, Luan Santana retorna às areias paranaenses com a promessa de ultrapassar o recorde de público do ano passado. “Ele diz que é um show muito emocionante”, conta a secretária.
Do nacional ao local
O verão paranaense também garante espaço para que os artistas locais possam mostrar seu trabalho e animar o entardecer no palco Sunset, com estruturas montadas em Caiobá, Guaratuba e São Pedro do Paraná. As apresentações começaram na semana passada e devem seguir também até o dia 22 de fevereiro, totalizando mais de 40 shows. A banda Jovem Dionísio reuniu milhares de pessoas, que puderam acompanhar o repertório do grupo, como o estrondoso sucesso de ‘Acorda Pedrinho’. Os shows começam a partir das 18h30.
Geração de emprego e renda
Com muitas semanas de verão ainda pela frente, Luciana Casagrande Pereira garante que o evento vem superando as expectativas e reunindo dezenas de milhares de pessoas no litoral paranaense, o que gera mais emprego e renda, além de valorizar a cultural local. O comerciante Adilson Baron adianta que quer atender o público que vai comparecer aos shows com muito carinho. Para ele, o Verão Maior é um evento que impacta positivamente todos os setores e que valoriza o litoral paranaense.
“É excelente porque ajuda os comerciantes ao longo do ano a reestruturarem o lugar e fazer melhorias”, aponta a sub-encarregada de uma loja de açaí, Yasmin Medeiros. Segundo ela, essa é uma oportunidade que os turistas têm de conhecer as praias do litoral do Paraná, assim como o comércio local. “Agora a multidão vem”, adianta o ambulante João Carlos dos Santos sobre a proximidade com os shows de artistas nacionais.
Sirlene Terezinha Leite é proprietária de um quiosque em frente a um dos palcos Sunset e conta que os shows dos artistas locais vêm movimentando o negócio, que já tem mais de 30 anos. “Eles vêm de lá para consumir aqui. De noite, enche todas as nossas mesas”, comemora. A empresária avalia que as obras de revitalização da orla também ajudam a atrair cada vez mais pessoas para os quiosques.