Não tem combinação melhor do que música boa, praia e um petisco. Seja sertanejo, samba, pagode, pop ou rock - ou pop rock -, o importante é aproveitar a estação e tirar o pé do chão. A partir desta sexta-feira (10), as areias de Matinhos e Pontal do Paraná vão receber 33 apresentações de artistas nacionais como parte da programação do Verão Maior 2024/2025.

Secretária do Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira destaca a ampla programação de shows e atividades artísticas e culturais, fazendo dessa a maior edição do verão paranaense da história. Com a expectativa de reunir mais de 2 milhões de pessoas, os veranistas vão poder acompanhar 33 shows com cantores, duplas e bandas nacionais, com nomes da nova geração e outros que já estão há décadas na estrada.

As apresentações de artistas nacionais acontecem nas arenas montadas em Matinhos e Pontal do Paraná a partir do dia 10 de janeiro, sexta-feira. Estreando o palco, a banda Jota Quest e o cantor Péricles vão levantar a plateia. A etapa cultural do Verão Maior segue até o dia 22 de fevereiro e vai contar com shows de artistas como Matheus & Kauan, Gustavo Mioto, Guilherme & Santiago, Alexandre Pires, César Menotti & Fabiano, Guilherme & Benuto, Sorriso Maroto, João Bosco & Vinícius, Zezé di Camargo & Luciano, Michel Teló, Clayton e Romário, Eduardo Costa, Fernando & Sorocaba, Titãs, Loubet, Sambô, Bruninho & Davi, João Neto & Frederico, Felipe Araújo, Cezar & Paulinho, Thiago Carvalho, Eduardo Costa, Rio Negro & Solimões, George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner.

Yasmin Medeiros, funcionária de uma loja de açaí, conta que os comerciantes investiram em melhorias para receber os turistas
Yasmin Medeiros, funcionária de uma loja de açaí, conta que os comerciantes investiram em melhorias para receber os turistas | Foto: Gabriel Rosa/AEN

Com uma plateia formada por milhares de famílias, Luciana Pereira reforça a importância do apoio da Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná), responsável por garantir a tranquilidade de toda a população. As apresentações acontecem nas sextas-feiras, sábados e domingos e começam às 21h, 22h e 17h, respectivamente, se estendendo até meia-noite. “É uma programação montada para a família paranaense e para os turistas, que vêm cada vez mais para o Paraná”, comenta.

Ela conta que a programação eclética deixou todo mundo animado. “A gente tem uma programação muito diversa”, diz, ao explicar que a ideia foi reunir diversos gêneros musicais para atender todos os gostos e públicos.

De volta às áreas paranaenses

O nome do artista que vai comandar um show especial no dia 1° de fevereiro foi guardado a sete chaves durante a organização de todo o evento e foi revelado apenas agora, nos primeiros dias de 2025. Desde 2009 na estrada e com sucessos como ‘Meteoro’, ‘Cê Topa’ e ‘Amar Não é Pecado’, Luan Santana retorna às areias paranaenses com a promessa de ultrapassar o recorde de público do ano passado. “Ele diz que é um show muito emocionante”, conta a secretária.

O ambulante João Carlos dos Santos já reforçou o estoque à espera da “multidão” que deve prestigiar a programação
O ambulante João Carlos dos Santos já reforçou o estoque à espera da “multidão” que deve prestigiar a programação | Foto: Gabriel Rosa/AEN

Do nacional ao local

O verão paranaense também garante espaço para que os artistas locais possam mostrar seu trabalho e animar o entardecer no palco Sunset, com estruturas montadas em Caiobá, Guaratuba e São Pedro do Paraná. As apresentações começaram na semana passada e devem seguir também até o dia 22 de fevereiro, totalizando mais de 40 shows. A banda Jovem Dionísio reuniu milhares de pessoas, que puderam acompanhar o repertório do grupo, como o estrondoso sucesso de ‘Acorda Pedrinho’. Os shows começam a partir das 18h30.

Geração de emprego e renda

Com muitas semanas de verão ainda pela frente, Luciana Casagrande Pereira garante que o evento vem superando as expectativas e reunindo dezenas de milhares de pessoas no litoral paranaense, o que gera mais emprego e renda, além de valorizar a cultural local. O comerciante Adilson Baron adianta que quer atender o público que vai comparecer aos shows com muito carinho. Para ele, o Verão Maior é um evento que impacta positivamente todos os setores e que valoriza o litoral paranaense.

Sirlene Terezinha Leite comemora o aumento das vendas no quiosque dela
Sirlene Terezinha Leite comemora o aumento das vendas no quiosque dela | Foto: Gabriel Rosa/AEN

“É excelente porque ajuda os comerciantes ao longo do ano a reestruturarem o lugar e fazer melhorias”, aponta a sub-encarregada de uma loja de açaí, Yasmin Medeiros. Segundo ela, essa é uma oportunidade que os turistas têm de conhecer as praias do litoral do Paraná, assim como o comércio local. “Agora a multidão vem”, adianta o ambulante João Carlos dos Santos sobre a proximidade com os shows de artistas nacionais.

Sirlene Terezinha Leite é proprietária de um quiosque em frente a um dos palcos Sunset e conta que os shows dos artistas locais vêm movimentando o negócio, que já tem mais de 30 anos. “Eles vêm de lá para consumir aqui. De noite, enche todas as nossas mesas”, comemora. A empresária avalia que as obras de revitalização da orla também ajudam a atrair cada vez mais pessoas para os quiosques.