Profissionais da Diretoria Técnica da Usina de Itaipu participaram do 39º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, entre os dias 29 e 31 de outubro, em Salvador (BA), com presença destacada e premiação. Durante o encontro, promovido pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman), o superintendente de Manutenção, Marco Aurélio Siqueira Mauro, fez uma apresentação sobre o tema “A contribuição da manutenção nos 40 anos de produção da Itaipu Binacional”.

Segundo Marco Aurélio, “os 40 anos da Abraman se confundem um pouco com a caminhada da Manutenção da Itaipu nesses 40 anos de produção da usina. A parceria entre Itaipu e Abraman vem de longa data e contribuiu significativamente ao longo de todo o processo de estruturação e reestruturação da manutenção na Usina, visando internalizar as melhores práticas de manutenção e gestão de ativos, respeitando sempre nossas particularidades e focando na otimização dos recursos e processos”.

MELHORES PRÁTICAS

O trabalho “Análise de política de manutenção de ativos de transmissão da Itaipu Binacional frente à regulação vigente no setor elétrico brasileiro”, de autoria dos empregados Mario Augusto Caetano dos Santos e Diego Souza Pereira, ficou em 1º lugar na categoria pôster.

O trabalho abordou a verificação das indisponibilidades programadas e forçadas de uma linha de transmissão em 500 kV da usina, comparando-a com ativos semelhantes no setor elétrico brasileiro, que são sujeitos à regulação da Aneel. Os resultados mostraram um ótimo desempenho para indisponibilidades forçadas e uma oportunidade de melhoria na política de manutenção, alinhando-a com práticas de mercado.

Para Mario Augusto, da Divisão de Manutenção Elétrica, foi uma grande satisfação ser premiado. “As conversas que tive com outros participantes que interagiram comigo durante a apresentação mostraram a relevância do trabalho e sua contribuição para outros segmentos industriais presentes. O intuito é sempre internalizar na Itaipu as melhores práticas de manutenção e gestão de ativos, respeitando nossas peculiaridades e visando a otimização dos recursos, com a entrega do melhor resultado”, afirmou.

O engenheiro ressaltou que este trabalho, feito em conjunto com o colega Diego Souza Pereira, da Divisão de Manutenção de Equipamentos de Geração, é fruto direto do curso de especialização em Regulação e Comercialização de Energia Elétrica (COPPE/UFRJ), “o que mostra a importância desta ação de desenvolvimento. Agradeço à empresa, em especial à Superintendência de Manutenção, por todo apoio e incentivo”.

2.300 INSCRITOS

Organizado pela Abraman, o evento – o maior do setor na América Latina –, contou com mais de 2.300 inscritos, reunindo grandes nomes das áreas de energia, saneamento e tecnologia, entre outras. Os números superaram o da edição anterior, ocorrida no ano passado em Curitiba. O congresso teve palestras, trabalhos e mesas-redondas sobre as melhores práticas de manutenção e gestão de ativos nas empresas brasileiras.

Além dos profissionais brasileiros e paraguaios da Diretoria Técnica, um estande da Binacional foi montado na Expoman 2024, com a participação de empregados da Relações Públicas. Itaipu é uma das patrocinadoras do evento.