[box]

Imagem ilustrativa da imagem Independência emocional desde a infância

Independência emocional desde a infância

[/box]

Oferecido por:

Como fazer com que as crianças de hoje se tornem pessoas mais éticas, criativas ou solidárias no futuro? Através do desenvolvimento de habilidades socioemocionais é possível trabalhar o autoconhecimento, lidar com as emoções ou desenvolver empatia, por exemplo.

Na Escola Apoena, além do conteúdo pedagógico aplicado em sala de aula, a equipe de profissionais está sempre atenta para trabalhar no campo da inteligência emocional diariamente. “Entendemos que o desenvolvimento socioemocional está intrínseco ao nosso trabalho. Nossos professores são capacitados para enxergar a criança em sua totalidade e, com isso, ela consegue lidar com desafios, medos e desenvolver habilidades para viver e conviver melhor”, explica Gisele Favoretto, diretora da escola.

Os professores instigam o debate em sala de aula, trazendo discussões de questões contemporâneas, atuando como facilitadores para que os alunos gerenciem emoções, demonstrem empatia e tomem suas próprias decisões. “Se trabalharmos as habilidades socioemocionais desde infância, vamos contribuir para formar adultos e profissionais com mais empatia, mais ética, com mais capacidade de se comunicar, mais liderança, mais pensamento crítico.”

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Independência emocional desde a infância

[/box]

Como construir o respeito às diferenças

Os filhos da jornalista Rakelly Calliari estudam na Apoena desde pequenos e segundo ela, o favorecimento da construção de relacionamentos colaborativos na solução de conflitos através do diálogo foi um dos fatores decisivos na escolha da escola. Ela destaca a abordagem do respeito às diferenças quando os alunos do 5º ano vão auxiliar as turmas da Educação Infantil, como um bom exemplo.

“O que em uma sociedade de forte tendência individualista poderia parecer um fardo - dedicar seu tempo ao outro - é encarado por elas como uma atividade prazerosa. E isso tem um impacto tremendo sobre como o ser humano encara todas as questões da vida. É preciso parar para refletir: estamos criando nossos filhos para competir ou colaborar?”

Sobre a Apoena

A Escola Apoena comemora neste ano, 15 anos de fundação, com a missão de ser uma escola inspiradora, que respeita e proporciona às crianças a oportunidade de desenvolver seus potenciais, através de projeto pedagógico que reconhece a infância como período magnífico e singular.

Este conteúdo é de autoria da Escola Apoena.