Programa Viva Saúde do Hospitalar ajuda pacientes no tratamento de doenças crônicas
Acompanhamento de equipe multiprofissional é parte do plano de saúde do Hospital Evangélico de Londrina válido em todo território nacional
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Acompanhamento de equipe multiprofissional é parte do plano de saúde do Hospital Evangélico de Londrina válido em todo território nacional
Jéssica Sabbadini - Especial para a FOLHA

Mais de 50% dos brasileiros convive com alguma doença crônica. A pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada pelo Ministério da Saúde em 2023 constatou que quase 10% da população sofre com diabetes e 27% tem hipertenção em seus prognósticos, para citar dois exemplos mais comuns. Essas condições de saúde, segundo dados do IBGE ((Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram responsáveis pela morte de mais de 730 mil pessoas em 2019, 54,7% dos óbitos no período. O gerente administrativo da APS (Atenção Primária à Saúde), do Hospital Evangélico de Londrina Arnaldo Alves de Souza explica que as doenças crônicas estão ligadas, principalmente, aos maus hábitos de vida, fatores de risco comportamentais, como tabagismo, alimentação inadequada, falta de atividade física e consumo excessivo de álcool, "11% da população brasileira não realiza nenhum tipo de atividade física".
DOENÇAS SILENCIOSAS
O desenvolvimento das doenças crônicas é lento, não tem cura e o tratamento acompanha o paciente ao longo da vida. É preciso um tratamento medicamentoso, como no caso do diabetes, que pode ser via oral ou injetável, através da insulina. Só que o tratamento não para por aí, "é necessário incluir outras atividades para trazer qualidade de vida ao paciente, como o exercício físico e uma alimentação balanceada, evitando complicações no decorrer dos anos, ".
Para ampliar os resultados dos tratamentos aos doentes crônicos, o Hospital Evangélico de Londrina disponibiliza aos seus usuários o programa Viva Saúde, com cuidados de Atenção Primária à Saúde que incluem serviços, como a clínica de vacinas, equipe multiprofissional, médicos da família, psicólogos, nutricionistas e atendimento em domicílio. “O programa tem esse acompanhamento mais de perto e a atenção para a necessidade de cada pessoa”, explica Souza.

PERSONALIZADO
Essa é a palavra que define o programa Viva Saúde no que diz respeito ao cuidado de cada uma das vidas, que é contínuo e focado na qualidade de vida do paciente. André da Cruz Barrozo, supervisor administrativo do Centro Médico Hospitalar acrescenta que o principal objetivo do Viva Saúde é cuidar de maneira integral do paciente, com diagnóstico e tratamento corretos e menos visitas ao consultório, com o serviço Médico da Família. O vínculo entre o profissional e o paciente é muito importante para que o tratamento seja eficaz e a informação ajuda a criar uma relação de confiança na qual o paciente entende seu quadro de saúde e o que precisa fazer para ter qualidade de vida enquanto convive com uma doença que não tem cura.
Além do médico da família e da enfermeira, Barrozo explica que o atendimento multiprofissional envolve nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutrição e psicologia. “É o cuidado integral do paciente".
ATENDIMENTO ÁGIL
Souza complementa que o tratamento no Programa Viva saúde ajuda em casos extremos para que o acesso ao histórico do paciente acompanhado pelo programa seja mais rápido e eficaz no caso de atendimento de urgência ou emergência no Hospital Evangélico. A equipe já está a par da condição de saúde e o que precisa ser feito em um curto espaço de tempo.
A globalização de ações acelera a recuperação dos pacientes que uma vez reabilitados e em condições de seguir o tratamento no conforto do lar com a proximidade da família, são encaminhados para o Home Care. “Ele (o paciente) fica muito mais à vontade e o próprio tratamento é mais eficaz quando em domicílio".
O programa não tem nenhum custo extra ao usuário e, a partir do momento em que ele tem a necessidade e a indicação para receber o atendimento da equipe multiprofissional, ele é encaminhado: “é um benefício a mais”, conclui.
Veja o Videocast da Multitv

