Imagem ilustrativa da imagem Gamificação para a aprendizagem
| Foto: Crédito Gelson Bampi l Sistema Fiep

Em tempos de pandemia, quando muito se fala em aula online e manutenção do interesse dos alunos conectados de maneira remota, possibilitar a fixação do conteúdo para um aprendizado significativo se tornou um grande desafio para os professores de muitas escolas no Brasil. Em Londrina, na região norte do Paraná, a realidade não foi diferente. O que mudou foi a maneira de encarar a situação e as ferramentas utilizadas para manter o ritmo e o interesse dos alunos pela educação.

O professor de história e history Thiago Machado Garcia, do Colégio Sesi Internacional em Londrina, uniu as disciplinas de história, history, geografia e prática da língua inglesa com a gamificação para construir uma proposta de ensino-aprendizagem que conseguiu conquistar o interesse dos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e colaborar para um aprendizado significativo e fixação de conteúdo com propósito.

O professor explica que no decorrer das aulas online, por meio do aplicativo Teams, os alunos foram convidados a construir espaços históricos dentro de uma das plataformas educacionais da Microsoft, o Minecraft Education Edition, a partir da pesquisa histórica, geográfica e arquitetônica dos monumentos escolhidos. “No decorrer das aulas, os alunos definiram os locais a serem construídos no jogo. Feita a escolha, eles pesquisaram as características históricas, geográficas e arquitetônicas dos espaços para construí-los em conjunto. As informações foram inseridas no mundo virtual, criado com objetivo de possibilitar que o jogador visitante pudesse se localizar e ampliar seu repertório sociocultural com a imersão no mundo virtual criado a partir do Minecraft”, diz Thiago.

Ao longo de três meses, os alunos reproduziram o Museu do Louvre e a Torre Eiffel, em Paris, atrelando aprendizados de história, geografia e history e, para valorizar o patrimônio local da cidade de Londrina, a equipe escolheu construir o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, possibilitando aos alunos um olhar atento às características do espaço e pesquisa sobre a cidade.

“Participar dessa atividade com o Minecraft Education foi uma experiência muito boa. Enquanto nos divertíamos jogando também estávamos aprendendo. E eu não posso deixar de falar que ter o professor Thiago junto com a gente deixou o trabalho ainda mais divertido”, comenta Gabriela Viana Rodrigues de Oliveira, do 9°ano, que esteve envolvida na pesquisa e construção do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.

Opinião semelhante tem o colega Breno Gautama Barbosa Ribeiro, também do 9º ano, e que estava focado na pesquisa e construção do Museu do Louvre. “Trabalhei ativamente na construção do Louvre e sempre que pensávamos ter terminado aparecia algo para corrigir e acrescentar, mas isso não era ruim, era divertido, pois, assim, tínhamos mais tempo para aproveitar nossa obra e também pesquisar sobre a história do País”, comenta.

Apesar das dificuldades da pandemia, o professor Thiago explica que a participação virtual dos alunos e o interesse nas aulas, que teve a gamificação como grande aliada, só aumentou com o uso da ferramenta. “Com o isolamento domiciliar imposto pela pandemia, as ferramentas da Microsoft foram essenciais para dar continuidade ao processo de formação dos estudantes e o Minecraft foi uma ferramenta que se tornou ainda mais presente durante as aulas. Tanto eu, nas disciplinas de História e History, quanto meus colegas nas outras disciplinas curriculares, passamos a utilizá-lo cada vez mais para que as aulas se tornassem mais significativas com a gamificação dos conteúdos abordados em sala de aula”.

Imagem ilustrativa da imagem Gamificação para a aprendizagem
| Foto: Crédito Gelson Bampi l Sistema Fiep

Pelo 4º ano consecutivo, a unidade é eleita Showcase School pela Microsoft

Usar a tecnologia para compartilham ideias e experiências, promovendo a inovação e incentivando o empreendedorismo dentro do ambiente escolar, fez com que o Colégio Sesi Internacional, em Londrina, recebesse, pelo 4º ano consecutivo, o título de Microsoft Showcase School. Com o reconhecimento, o Colégio se mantém no seleto grupo de 325 escolas ao redor do mundo, sendo apenas 10 brasileiras, que compartilham experiências e ideias a partir do uso da tecnologia dentro do ambiente escolar.

“Ter o título de Microsoft Showcase School pelo 4º ano consecutivo é fruto do trabalho em conjunto de toda a equipe, pois o aprofundamento na utilização das ferramentas Microsoft só é possível a partir do estímulo para a formação docente e a constante troca de experiências com a equipe de professores. É uma honra ter essa titulação e ainda mais honroso tornar o processo de aprendizagem cada vez mais significativo, para os alunos e professores, diante dos desafios impostos pelo mundo contemporâneo”, destaca o João Paulo Alves da Silva, coordenador educacional do Colégio Sesi Internacional, em Londrina.

Além de Londrina, as unidades do Colégio Sesi Internacional com educação bilíngue de Curitiba e Ponta Grossa, e as unidades do Colégio Sesi da Indústria em Maringá e Cascavel, além do Colégio Sesi Internacional Trilíngue, em território binacional, em Foz do Iguaçu, fazem parte do grupo das Showcase Schools no Brasil. O programa oferece aos líderes escolares um ambiente de compartilhamento de suas ideias sobre inovação digital e apresenta novas metodologias e soluções online em eventos internacionais e regionais. A plataforma da comunidade Microsoft oferece, para todos os envolvidos, cursos de capacitação sobre o uso de ferramentas aplicadas para a educação significativa, personalizada e criativa, promovendo a autonomia do aluno de modo seguro e com conteúdo de qualidade.

Imagem ilustrativa da imagem Gamificação para a aprendizagem
| Foto: Crédito Gelson Bampi l Sistema Fiep

Metodologia baseada em Oficinas de Aprendizagem:

No Colégio Sesi da Indústria as aulas são baseadas nas Oficinas de Aprendizagem. Os alunos se reúnem em mesas redondas, formando equipes para solucionar os desafios propostos pelo professor, estimulando a postura investigativa, o trabalho em equipe e, principalmente, a integração entre todas as disciplinas.

Soft skills como, resiliência, empatia, colaboração, comunicação e relacionamento interpessoal, competências essenciais para o mundo do trabalho e para a vida, além da autonomia e o desenvolvendo de habilidades para expressar, com mais facilidade, ideias de maneira criativa e dinâmica, também são desenvolvidas e estimuladas. A cada bimestre, os professores, que neste modelo atuam como mediadores do conhecimento, apresentam um tema que será trabalhado nas Oficinas de Aprendizagem e os trabalhos e avaliações são realizados de maneira individual e em equipe.

Desde a inauguração da sua primeira unidade, em 2005, Colégio Sesi da Indústria no Paraná adotam a metodologia “Oficinas de Aprendizagem” em seu modelo de ensino. Desenvolvida pela pedagoga Márcia Rigon (1950-2013), especialista em linguística e filologia, estudo da linguagem em fontes históricas escritas, com especialização nos idiomas francês e inglês, a metodologia está patenteada na Biblioteca Nacional na categoria de propriedade intelectual, além de registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), desde 1996.

Em 2011, o Colégio Sesi da Indústria, por meio da sua metodologia, tornou-se a primeira instituição brasileira reconhecida com o prêmio Hermès de l’innovation, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, na França. Na ocasião, o prêmio foi entregue por Marc Giget, um dos maiores especialistas do mundo na área da inovação, à professora Márcia Rigon, que desenvolveu a metodologia de ensino aplicada no Colégio Sesi da Indústria e que foi considerada, na ocasião da premiação, uma das experiências educacionais mais inovadoras do mundo.

Matrículas Abertas:

As unidades do Colégio Sesi da Indústria em todo o Paraná estão com matrículas abertas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, para o ano letivo de 2022, de acordo com a oferta de ensino de cada unidade.

O Colégio Sesi Internacional em Londrina está com matrículas abertas para o Ensino Fundamental II Bilíngue - 6° ao 9° ano e Ensino Médio Bilíngue. Todas as informações sobre matrículas estão disponíveis no site www.colegiosesi.com.br/internacional.