O 1º FIIL (Festival Internacional de Inovação de Londrina) será realizado no Parque de Exposições Ney Braga entre os dias 5 e 8 de dezembro e vai tirar do papel um projeto do Masterplan, que é o planejamento estratégico do município para os próximos anos.

Organizado e promovido pelo Estação 43, por meio do diretor superintendente do instituto, Roberto Moreira, o FIIL pretende “mostrar” Londrina e todos os avanços na área da inovação, além de discutir eixos temáticos como cidades inteligentes, GovTech, entre outros.

“Londrina é a terra dos festivais e quanto ao ecossistema de inovação a cidade é referência nacional. Nós, como Estação 43, entendemos que Londrina merecia um festival, que é um dos projetos do Masterplan, por isso resolvemos organizar para entregar, até pela comemoração aos 90 anos da cidade”, explicou Roberto Moreira sobre a organização do evento.

Eventos artísticos

O festival é gratuito e pretende atrair pessoas de Londrina e região, até por isso o evento contará com eventos artísticos e alimentação.

“Vão ter bandas, temos parceria com a Abrasel, fechamos com restaurantes que estarão no Encontro Nacional de Parques (evento que fará parte do FIIL). Terá desconto nestes restaurantes para os participantes do evento. Estarão presentes lideranças de todo o Paraná”, seguiu Moreira.

Uma das áreas que será foco no FIIL é o TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações), que é uma das cinco verticais trabalhadas pelo Estação 43.

“Serão muitas palestras falando sobre tecnologia e inovação no geral, além de empreendedorismo feminino, inteligência artificial, são várias políticas públicas que serão apresentadas”, apontou o organizador.

Primeiro festival

“É nosso primeiro festival e uma excelente oportunidade. Serão vários ecossistemas não só do estado do Paraná, mas também de fora do Estado. São ecossistema de Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, que vão vir e compartilhar as boas práticas de cada um deles”, exaltou Lúcio Kamiji, presidente do Estação 43.

A ideia do festival também é a criação de um ambiente propício para a troca de ideias, networking, formação de parcerias estratégicas e desenvolvimento de soluções.

Um dos encontros centrais do FIIL será o 6º Separtec+, o Encontro Estadual de Parques Tecnológicos, que será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro. Serão celebrados no local os 302 novos ambientes de inovação credenciados neste ano, além de contar com a realização de palestras sobre o que serão as oportunidades de mercado para 2025. O Separtec+ ainda vai entregar certificados e apresentar paineis com autoridades.

“Nos unimos ao Festival Internacional para realizarmos o encontro, onde vamos entregar os certificados e promover uma reflexão sobre os ambientes que promovem inovação, desenvolvimento do território, debates, ou seja, como esses ambientes como incubadoras, hubs, startups, parques tecnológicos, podem contribuir no desenvolvimento regional. São mais de 250 inscritos somente para o encontro, além de todo o festival”, destacou José Maurino, coordenador do Separtec (Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná).

“O festival vai agregar para o público, terão pessoas de universidades, acadêmicos, empreendedores, representantes de startups. Será um público qualificado”, seguiu Maurino.

Masterplan

Um dos responsáveis por “provocar” a criação de um Festival Internacional de Inovação em Londrina, segundo representantes do Estação 43, foi o atual Secretário de Inovação do Paraná, Alex Canziani. Por meio da pasta, ele estará em Londrina como um dos apoiadores do evento.

“Foi uma grande conquista, porque estava no próprio Masterplan da cidade. A ideia era fazer um grande evento internacional para mostrar aquilo que a cidade faz. Muitas vezes a gente fala sobre a cidade, daquilo que está acontecendo em inovação, mas as pessoas não acompanham no Paraná e no Brasil aquilo que está acontecendo. A ideia é aproveitar esse projeto do Masterplan e mostrar a cidade que nós fazemos, a cidade e a região”, destacou Canziani sobre a idealização do evento de inovação em Londrina.

Outro apoio central para a realização do Festival Internacional de Inovação de Londrina é o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que segundo o coordenador regional, Rubens Negrão, tem participando ativamente da organização e estará com ações diretas no FIIL.

“É uma participação ativa do Sebrae, que estará coordenando no festival a Arena Sebrae de Conteúdo, onde termos palestras, seminários, falaremos sobre perspectivas para o futuro”, indicou ele sobre o evento.

“Teremos também atividades relacionadas às startups, com 40 delas que são atendidas no nosso ambiente de inovação, incubadora, aceleradores, vão expor seus produtos e soluções. O festival é uma oportunidade para aqueles que já estão inseridos e para aqueles que não conhecem o ecossistema de inovação de Londrina, é uma chance grande de imersão, já que o evento será uma vitrine para todos os setores”, concluiu Rubens Negrão.

Ecossistema de inovação

A Fundação Araucária, agência de ciência, tecnologia e inovação do Paraná, também estará presente no FIIL. Presidente da entidade, Ramiro Wahrhaftig destacou a importância do ecossistema de inovação de Londrina e a grandiosidade do evento.

"É um grande exemplo de governança local. Vai envolver academia, governo, setor empresarial e sociedade civil organizada. É a quádrupla hélice, como chamamos, que pode consolidar de forma consistente um ecossistema de inovação. O de Londrina é um dos mais importantes do Estado e do país. Temos ativos excepcionais que podem transformar cada vez mais toda a região. A Fundação Araucária se sente muito honrada de ser parceira da comunidade londrinense. Temos sempre que apoiar as grandes iniciativas do Estado e essa é uma delas", disse Wahrhaftig.

O Festival Internacional de Inovação de Londrina é inédito e contará com palestras, paineis, discussões, hackathons e exposições de 40 startups, que estarão divididos entre o palco Arena Sebrae e a cabine de gravação de podcasts. Serão cerca de 60 palestrantes no evento, que falarão sobre temas como agronegócio, educação, saúde, tecnologia e inovação, audiovisual, turismo, entre vários outros. O evento será realizado entre 5 e 8 de dezembro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, e as inscrições são gratuitas pelo fiil.estacao43.com.br.