Metodologia por meio das Oficinas de Aprendizagem, aplicada no ensino bilíngue e com abordagem STEAM, é um dos diferenciais da Escola Sesi de Referência Internacional.
Metodologia por meio das Oficinas de Aprendizagem, aplicada no ensino bilíngue e com abordagem STEAM, é um dos diferenciais da Escola Sesi de Referência Internacional. | Foto: Gelson Bampi / Sistema Fiep

Autonomia e protagonismo estudantil. Esses são os pilares da Escola Sesi de Referência Internacional, inaugurada nesta quinta-feira, 11, em Londrina.

A Escola, que ocupa 1.039,08 m², teve investimento de aproximadamente R$ 12 milhões e vai oferecer um ambiente internacional, inovador, tecnológico e criativo a cerca de 500 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Localizada na rua Belém, nº 844, no Centro de Londrina, a Escola terá 14 ambientes de aprendizagem: uma sala para a prática de robótica educacional, um espaço maker e 12 salas exclusivas para as grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Imagem ilustrativa da imagem Escola Sesi de Referência Internacional é inaugurada em Londrina
| Foto: Gelson Bampi / Sistema Fiep

Os espaços serão estruturados com mobiliário, equipamentos e materiais didáticos específicos de cada área do conhecimento, o que transforma as salas de aula em verdadeiros laboratórios possibilitando a imersão dos alunos no conteúdo.

O projeto da Escola Sesi de Referência Internacional é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do SESI Nacional, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do SESI Paraná. A proposta fomenta a abordagem STEAM – sigla em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com objetivo de inspirar o aluno a tornar-se protagonista do seu futuro.

Diferenciais

O grande diferencial da Escola é a imersão na língua inglesa em todas as atividades, tornando o aprendizado mais significativo e possibilitando alcançar um nível de fluência maior.

“Essa imersão na língua inglesa traz uma grande vantagem para a vida pessoal e para o futuro profissional do aluno. É muito mais do que aprender inglês: é ter contato com a língua de forma natural e intensiva, desenvolvendo ao mesmo tempo as competências e habilidades do Ensino Médio”, completa o coordenador de educação da Escola, João Paulo Alves Silva.

Na metodologia bilíngue, as atividades são desenvolvidas em língua inglesa por meio do Laboratório de Línguas (testes de proficiência aplicados aos alunos), aulas totalmente em inglês e os Afterschool Workshops, como são chamadas as atividades extracurriculares da Escola Sesi de Referência Internacional.

Além disso, o desenvolvimento educacional dos alunos recebe atenção especial por meio do incentivo à adoção de hábitos saudáveis no dia a dia; torneios de robótica e o desenvolvimento de projetos inovadores para a resolução de problemas; High School e dupla certificação; programa de intercâmbio; suporte ao ENEM, por meio de atividades extracurriculares e oficinas gratuitas; e parcerias internacionais, que facilitam o ingresso de alunos formados na Escola Sesi de Referência.

Acesse www.colegiosesi.com.br e conheça a primeira Escola Sesi de Referência Internacional.