A paisagem de Londrina vem sendo transformada pela nova geração de empreendimentos Plaenge, a maior construtora de capital fechado do Brasil. Idealizados em parceria com projetistas reconhecidos internacionalmente nas áreas de arquitetura, decoração, paisagismo e luminotécnica, a empresa materializa novos ícones arquitetônicos que já despontam no horizonte da cidade.

Nomes como Ronaldo Rezende, LW Group, Bohrer Arquitetos, Mingrone Iluminação e Benedito Abbud fazem parte do time reunido pela Plaenge para apresentar projetos autorais, de identidades bem definidas e que convidam, cada um à sua maneira, a viver experiências mais verdadeiras em ambientes que favorecem a conexão, a permanência e a contemplação.

PROJETOS PREMIADOS

A Plaenge é a única construtora de Londrina premiada pelo International Property Awards, a maior e mais prestigiada premiação do mercado imobiliário mundial. Os empreendimentos Artesano e Paseo Santos, projetados em parceria com o aclamado Estúdio Ronaldo Rezende, conquistaram o prêmio e já são reconhecidos como edifícios icônicos.

Artesano foi o primeiro empreendimento de Londrina a ser contemplado pelo International Property Awards
Artesano foi o primeiro empreendimento de Londrina a ser contemplado pelo International Property Awards | Foto: divulgação

“Londrina, em breve, poderá admirar e interagir com obras arquitetônicas premiadas no exterior. Os prêmios trazem reputação internacional à Plaenge e validam nossa expertise na construção de edifícios icônicos e inovadores. Ao desenvolver novos estudos para o lançamento de empreendimentos, a Plaenge tem valorizado cada vez mais proporcionar gentileza urbana para a cidade de Londrina.”, destaca o gerente regional Rodolfo Sugeta.

Paseo Santos coroa o retorno da Plaenge ao Centro e as parcerias internacionais ao ser contemplado pelo International Property Awards
Paseo Santos coroa o retorno da Plaenge ao Centro e as parcerias internacionais ao ser contemplado pelo International Property Awards | Foto: divulgação

O Arquiteto Ronaldo Rezende explica que os projetos “elevam o padrão da arquitetura da cidade, com qualidade estética e criação dos melhores espaços de vida tanto para os moradores como para Londrina”.

LONDRINA

"É uma honra para a Plaenge contribuir com projetos que enriquecem o contexto urbano, seja esteticamente, seja proporcionando gentileza urbana".

Artesano tem ainda a assinatura do LW Design Group, escritório de arquitetura que trouxe sua experiência internacional em edifícios de altíssimo padrão para o projeto de interiores do empreendimento. A equipe buscou inspiração nos melhores e mais luxuosos hotéis e resorts para compor as áreas comuns do empreendimento localizado na Gleba Palhano.

O projeto de interiores do Artesano, assinado pela LW Design Group, é minimalista e sofisticado
O projeto de interiores do Artesano, assinado pela LW Design Group, é minimalista e sofisticado | Foto: divulgação

Com uma trajetória que se estende por Dubai (Emirados Árabes Unidos), Hong Kong (China), Aarhus (Dinamarca) e São Paulo (Brasil), suas obras premiadas conquistaram o mundo e, agora, juntamente com a Plaenge, deixam sua marca em Londrina.

PLAENGE PARQUE URBANO

A Plaenge também é pioneira em trazer a assinatura de paisagistas para Londrina. Uma das mais recentes iniciativas é o Plaenge Parque Urbano, projeto do paisagista Benedito Abbud, reconhecido internacionalmente pelos projetos que conectam a vida urbana à natureza.

O Plaenge Parque Urbano apresenta caminhos repletos de verde, equipamentos públicos e espaços para encontros e convívio
O Plaenge Parque Urbano apresenta caminhos repletos de verde, equipamentos públicos e espaços para encontros e convívio | Foto: divulgação

Abbud, que já tinha transformado a esquina das avenidas Ayrton Senna e Madre Leônia Milito em 2020 com o paisagismo da Central de Decorados Plaenge, agora está revolucionando uma valorizada área no Alto da Palhano com masterplan paisagístico exclusivo para uma região ocupada por empreendimentos da empresa.

O Plaenge Parque Urbano é uma proposta de urbanismo que transpõe os muros dos edifícios e abraça o bairro por meio de ações de gentileza urbana, incentivando o lazer, o encontro, a prática de esportes e a realização de eventos ao ar livre.

Arbo & Flora, Aura e o lançamento Huma são novos empreendimentos localizados no Plaenge Parque Urbano que já se tornaram sucesso de vendas. Na parte interna dos edifícios, o paisagismo de Abbud inspira-se nos cinco sentidos para desenvolver jardins que se interligam pelas cores, aromas, sabores das frutas e o murmúrio da água e dos pássaros.

Atualmente, Pocket Parks localizados nas esquinas da quadra introduzem a atmosfera de gentileza urbana que será, futuramente, consolidada com o Parque Linear
Atualmente, Pocket Parks localizados nas esquinas da quadra introduzem a atmosfera de gentileza urbana que será, futuramente, consolidada com o Parque Linear | Foto: divulgação

PROJETO UNIFICADO

“Quem mora nos empreendimentos e olha de cima, percebe que as piscinas conversam entre si por meio de ilhas de vegetação e plantas escultóricas. Nos jardins, os desenhos dos canteiros se conectam, capturando a paisagem. São esses cuidados que trazem a sensação de beleza e harmonia”, explica Abbud.

O masterplan, entretanto, vai além. No Plaenge Parque Urbano, Abbud desenhou um projeto unificado para toda área externa dos edifícios, com caminhos repletos de árvores, jogos de luz e sombra e experiências sensoriais que poderão ser aproveitadas por todos que vivem na região onde a Plaenge já entregou empreendimentos.

O lote onde está localizado o Parque Linear se relaciona diretamente com a praça Marco dos Pioneiros e a reserva do lago Igapó
O lote onde está localizado o Parque Linear se relaciona diretamente com a praça Marco dos Pioneiros e a reserva do lago Igapó | Foto: divulgação

“A iniciativa, além de melhorar a qualidade de vida, também valoriza toda a região que já está sendo definida como a área mais desejada da Gleba Palhano”, pontua Sugeta.

O ponto alto do projeto é o Parque Linear, uma extensa praça emoldurada por bancos esculturais que convidam à convivência. No local, um playground pedagógico inserido em um contexto de espécies vegetais que proporcionam experiências sensoriais diversas é um verdadeiro presente para as crianças do bairro.

“Trabalhamos os espaços externos para oferecer lugares onde as pessoas vão gostar de ficar, com vegetação, flores e árvores frutíferas que despertam memórias afetivas. Quando fazemos gentileza urbana, espalhamos benefícios para todo o entorno, como uma agulha de acupuntura que espalha bem-estar para o corpo todo”, compara Abbud.

O resultado se expressa na sensação agradável de um bairro onde as crianças brincam, os animais se divertem e as conversas fluem, elevando o sentido de bem-estar e qualidade de vida.

Alto da Palhano

Rodolfo Sugeta explica que, ao propor o Plaege Parque Urbano, a empresa adotou um conceito que respeita a identidade do Alto da Palhano: um bairro nobre e arborizado que conta com o exclusivo projeto de urbanização.

A promoção da gentileza urbana no entorno dos empreendimentos, aliás, faz parte da cultura da Plaenge em Londrina. Em 2010, a empresa inaugurou a Praça Pé Vermelho, planejada para que as pessoas possam usufruir de um espaço urbano, contemplativo, acolhedor, com muito verde e que resgata as memórias da cidade.

Mais recentemente, na mesma região do Plaenge Parque Urbano, a empresa entregou a Praça dos Pioneiros, que se tornou referência de lazer e bem-estar para os moradores da vizinhança.