Advogado Pedro Henrique dos Santos compartilha desafios da profissão durante o I Ciclo de Palestras
Advogado Pedro Henrique dos Santos compartilha desafios da profissão durante o I Ciclo de Palestras | Foto: Ivan Amorin / Divulgação

Conhecer a rotina de uma profissão desde o início do curso é um diferencial que torna o estudante mais preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Na graduação de Direito da UniCesumar em Londrina, o contato com a prática é oferecido e incentivado desde o primeiro ano de curso. “A matriz curricular da graduação se diferencia de outros cursos pois oferece todos os métodos de ensino tradicionais de Direito e uma intensa programação de atividades práticas”, explica a professora daUniCesumar de Londrina, Glaucia Torres.

Alunos aprendem na prática na Clínica Jurídica
Alunos aprendem na prática na Clínica Jurídica | Foto: Ivan Amorin / Divulgação

A universidade oferece o curso de Direito em Londrina e, já no primeiro ano, os estudantes vivenciam ações simuladas que reproduzem o dia-a-dia da área. As situações reais são introduzidas pelas atividades na Clínica Jurídica e também em parceria com o Poder Judiciário. Além de ter acesso à rotina dos processos, os alunos participam de atividades que envolvem conciliação, negociação, mediação e arbitragem, um campo de trabalho que permite aos advogados mediar conflitos antes que sejam encaminhados para a Justiça.

Glaucia conta que na Clínica Jurídica - com o apoio da unidade judiciária do CEJUSC EXTENSÃO UNICESUMAR/selo CID - os alunos de Direito atendem demandas jurídicas da comunidade, o que permite que entrem em contato com diferentes realidades inerentes à profissão que escolheram durante a maior parte da graduação
.

Outro diferencial do curso é relativo à didática baseada em metodologias ativas, como o Problem Based Learning (PBL), uma prática de ensino que já é aplicada no Brasil na área da saúde. “Na Clínica Jurídica, o aluno solidifica os conceitos aprendidos na teoria em sala de aula e principalmente, desenvolve o lado humanístico, por meio do contato e resolução de problemas das pessoas que buscam atendimento”, afirma.

Em sintonia com as novas necessidades do mundo do trabalho, o curso de Direito da UniCesumar também oferece as inéditas disciplinas de Empreendedorismo e Gestão do Projeto de Vida, cujo objetivo é ajudar os alunos em empreendimentos futuros.

Alunos do curso de direito participam de palestras com grandes juristas da região, no auditório em Londrina
Alunos do curso de direito participam de palestras com grandes juristas da região, no auditório em Londrina | Foto: Ivan Amorin / Divulgação

A universidade preocupa-se também em colocar os graduandos em contato com importantes teóricos e profissionais da área jurídica, por isso, promove eventos com convidados de destaque, como a palestra realizada recentemente com o jurista Dr. Gustavo Noronha D'Avila, que compartilhou experiências na área de Direito Processual Penal, Direito Penal, Psicologia do Testemunho e Criminologia.

A garantia de que o aluno UniCesumar tem acesso à formação de qualidade é expressa pelo Selo de Qualidade OAB Recomenda concedido ao curso. Esta condecoração reconhece a excelência dos cursos jurídicos de todo o Brasil através de critérios como, por exemplo, os índices de aprovação no Exame da Ordem.

Os estudantes também aprendem com os melhores mestres. O corpo docente do curso de Direito é formado por professores que possuem ampla experiência no mercado, a maioria deles com mestrado ou doutorado. “Essa bagagem dos nossos docentes garante aulas diferenciadas e um maior contato com a carreira jurídica”, reforça a professora.