Celebrar os 89 anos de Londrina é comemorar também o legado da Plaenge para a cidade. Afinal, as duas histórias se entrelaçam desde 1970, quando o engenheiro Ézaro Fabian idealizou uma construtora baseada em valores que até hoje alicerçam a cultura da empresa: fazer bem-feito, ser ético e útil, trabalhando em equipe e compartilhando a visão de longo prazo.

Pé Vermelho de coração, Ézaro estudou engenharia em São Paulo, teve oportunidade de trabalhar em grandes empresas na capital, mas escolheu Londrina para alicerçar sua trajetória profissional. A decisão do fundador acabou por mudar a vida de muita gente. Hoje, a Plaenge soma 3,5 mil colaboradores em três regiões do Brasil e já entregou 371 empreendimentos imobiliários onde vivem mais de 117 mil pessoas.

Valores que marcam e sustentam

Nossa empresa é movida por eficiência e tradição, mas o maior propósito é construir sonhos. Não à toa, o nome Plaenge é a junção das palavras “planejamento” e “engenharia”. “Eficiência, para mim, era um conceito atrelado a planejamento. Já a engenharia representava construir de acordo com as normas, com qualidade. O nome Plaenge é a junção destas palavras: planejamento e engenharia”, conta Ézaro no livro Valores de uma Construção: Plaenge 50 anos.

Ézaro Fabian, fundador da Plaenge, na Central de Decorados em Londrina: a cidade faz parte da história da marca e a Plaenge faz parte da história de Londrina
Ézaro Fabian, fundador da Plaenge, na Central de Decorados em Londrina: a cidade faz parte da história da marca e a Plaenge faz parte da história de Londrina | Foto: Divulgação Plaenge

Mais de meio século depois, o propósito de Ézaro segue consolidado. A pequena empresa - que começou as atividades em uma sala no centro da cidade - hoje ostenta a marca de maior construtora de capital fechado do País. Além disso, a Plaenge leva o nome de Londrina para as principais cidades do Centro Sul brasileiro: estamos presentes em São Paulo, Curitiba, Londrina, Maringá, Joinville, Campo Grande, Cuiabá, Campinas e Porto Alegre.

Somos ainda a única construtora com operações internacionais: desde 2009 estamos no Chile, onde nos preparamos para lançar o primeiro empreendimento na capital Santiago.

Plaenge por toda parte

Talvez você não saiba, mas a Plaenge está presente em muitas construções icônicas da região de Londrina. As primeiras grandes obras realizadas pela construtora, por exemplo, foram a fábrica da Coca-Cola, em Cambé, e o Ginásio Moringão.

Ézaro Fabian e Roberto Furtado, CEO da Coca-Cola, na construção da fábrica em 1972
Ézaro Fabian e Roberto Furtado, CEO da Coca-Cola, na construção da fábrica em 1972 | Foto: Divulgação Plaenge

E as curiosidades não param aí: construímos também quatro viadutos da avenida Dez de Dezembro, colaborando para o desenvolvimento do município e deixando uma marca importante no urbanismo da cidade. E somos responsáveis por construir quatro prédios da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A primeira escada rolante de Londrina, nas Lojas Americanas da rua João Cândido, foi instalada pela Plaenge. Além disso, somos pioneiros ao introduzir inovações que hoje fazem parte do dia a dia do mercado imobiliário e facilitam a vida de quem está em busca de um novo lar, como o sistema de plantas flexíveis e as centrais de apartamentos decorados.

A Plaenge foi ainda a primeira do segmento a oferecer seguro de entrega e lançar um código de ética, disponibilizado para todos os colaboradores da empresa.

Palhano em transformação

Na Gleba Palhano, a Plaenge presenteou o município com as praças Pé Vermelho e Pioneiros, verdadeiros memoriais que celebram a história da cidade por meio de elementos como o desenho de calçada portuguesa, o petit pavet, as luminárias inspiradas em araucárias e um projeto de paisagismo com pés de café e árvores nativas.

A praça Pé Vermelho foi uma doação da Plaenge para a cidade como forma de homenagem à cidade, aos londrinenses e à natureza
A praça Pé Vermelho foi uma doação da Plaenge para a cidade como forma de homenagem à cidade, aos londrinenses e à natureza | Foto: Divulgação Plaenge

Na mesma região, idealizamos o Plaenge Parque Urbano, projeto em parceria com o paisagista Benedito Abbud, reconhecido internacionalmente pelos projetos que conectam a vida urbana à natureza.

Em uma valorizada área no Alto da Palhano, a Plaenge está revolucionando a urbanização com um masterplan paisagístico exclusivo para uma região ocupada por empreendimentos da empresa. É uma proposta que transpõe os muros dos edifícios e abraça o bairro por meio de ações de gentileza urbana, incentivando o lazer, o encontro, a prática de esportes e a realização de eventos ao ar livre.

Projetos premiados

Somos também a única construtora de Londrina premiada pelo International Property Awards, a maior e mais prestigiada premiação do mercado imobiliário mundial. Os empreendimentos Artesano (Gleba Palhano) e Paseo Santos (Centro), projetados em parceria com o aclamado Estúdio Ronaldo Rezende, conquistaram o prêmio por duas edições consecutivas e já são reconhecidos como edifícios icônicos que vão transformar a paisagem da cidade.

Paseo Santos, lançamento de 2023, celebra a tradição arquitetônica da cidade e conecta-se ao contexto histórico do Centro
Paseo Santos, lançamento de 2023, celebra a tradição arquitetônica da cidade e conecta-se ao contexto histórico do Centro | Foto: Divulgação Plaenge

"Sermos contemplados pela International Property Awards é mais do que reconhecimento: é um marco que destaca a importância dos nossos projetos para Londrina. É uma honra para a Plaenge contribuir com empreendimentos que enriquecem o contexto urbano e proporcionam gentileza urbana", destaca o gerente regional da Plaenge, Rodolfo Sugeta.

A Plaenge é formada por pessoas, histórias e sonhos. Honestidade e respeito são princípios básicos no desenvolvimento de nosso trabalho, reconhecido pelos projetos de qualidade e pelas relações duradouras com o mercado e com as comunidades onde atuamos.

Amamos Londrina e nos dedicamos a somar forças para que a cidade seja o melhor lugar para se viver!

Parabéns à cidade e a todos os londrinenses!