Folha de Londrina
Conteúdo de Valor - Folha de Londrina

Da Educação Infantil ao Ensino Médio: Colégio Interativa incentiva a autonomia e desenvolvimento integral do aluno
 

Da Educação Infantil ao Ensino Médio: Colégio Interativa incentiva a autonomia e desenvolvimento integral do aluno

Oferecido por:

Formar alunos autônomos, capazes de enfrentar desafios acadêmicos e profissionais, mas acima de tudo preparados para serem cidadãos comprometidos com a comunidade e que farão diferença no mundo. Esse é o objetivo do Colégio Interativa, que atende crianças desde a fase da Educação Infantil até o Ensino Médio. O desenvolvimento da criatividade, do senso crítico e da curiosidade científica fazem parte dos pilares da escola, que se tornou tradicional em Londrina pela cultura da inovação, pelo investimento na iniciação científica e pelo respeito às individualidades que tornam cada estudante único.

Educação Infantil: respeito à infância

Brincadeiras e interações são a essência do trabalho realizado pelo Colégio Interativa na educação infantil. Patrícia Romeu e Kelli Wosiack, coordenadoras da Educação Infantil e do Fundamental I, destacam que a proposta metodológica parte da observação das brincadeiras nos chamados “territórios”, que são organizados pelas professoras para que as crianças sintam-se livres para expressar as curiosidades e inquietações. Essas experiências, no decorrer do processo, são transformadas em pesquisa e investigação científica.

Os territórios foram desenvolvidos com base na proposta da reconhecida escola argentina Fabulinus. Neste contexto, os grupos de crianças são convidados a explorarem espaços montados fora da sala de aula, onde podem se relacionar com diferentes materiais e também com as pessoas.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio: Colégio Interativa incentiva a autonomia e desenvolvimento integral do aluno
 

Kelli Wosiack e Patrícia Romeu, coordenadoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental I

As pedagogas explicam que outra metodologia usada pela escola é o ‘brincar heurístico”, que incentiva as brincadeiras com materiais não convencionais e o ambiente deve estar livre de outros estímulos para que a criatividade possa fluir. Kelli e Patrícia lembram que, para aplicar a metodologia, toda equipe passa por formação continuada para atualização dos conceitos. “Para trabalhar no Interativa, é preciso ser um professor investigador”, resumem.

Fundamental I: cultura da inovação

No Ensino Fundamental I, a metodologia é pautada pelo ensino investigativo e pela cultura da inovação. Conforme as coordenadoras, nesta fase os alunos têm acesso à iniciação científica na sala Maker, onde aprendem noções de robótica, programação e aplicam os conceitos aprendidos em experiências que resultam em projetos inovadores e únicos. “A ideia é que proponham projetos que solucionem desafios e ofereçam retorno para a sociedade”, detalha Patrícia.

Outro pilar desta fase é o respeito à individualidade. “O aluno não é tratado como um número, nós trabalhamos suas necessidades de forma individual”, destaca Wosiack. O respeito à infância também permeia o trabalho. Por isso, a escola tem um cuidado especial com os alunos do primeiro ano, que passam por um período de adaptação com acesso aos ambientes da educação infantil.

Fundamental II: bilinguismo e iniciação científica

No Fundamental II, a pesquisa científica e a educação investigativa são consolidadas no currículo. Nesta fase, de acordo com a coordenadora Paula Massi, os alunos aprendem a desenvolver pesquisas científicas de forma mais completa. Já no 6º ano, em parceria com um professor orientador, eles iniciam projetos de pesquisa que culminam com a entrega de monografia e apresentação do trabalho a uma banca no 9º ano.

A cultura bilíngue passa a ser reforçada nesta fase, com a oferta de aulas de inglês em carga horária ampliada e aulas de espanhol instrumental, que qualifica o aluno para ler e compreender textos na língua.

O domínio do inglês acaba integrando a prática das atividades de iniciação científica, pois os alunos usam a língua para apresentar trabalhos e isso os qualifica para participar de eventos científicos internacionais. A organização é fundamental para o sucesso nos estudos, por isso, a escola oferece o acompanhamento de um coaching pedagógico que trabalha estratégias de estudos e gerenciamento do tempo.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio: Colégio Interativa incentiva a autonomia e desenvolvimento integral do aluno
 

Leandro Costa e Paula Massi, coordenadores do Ensino Médio e Ensino Fundamental II

Ensino Médio 360º

Em 2020, o Colégio Interativa passa a oferecer de forma pioneira em Londrina um modelo de Ensino Médio adaptado às novas regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A nova modalidade oferta Itinerários Formativos, pautada nos eixos: iniciação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo, que oferecem aprofundamentos nas quatro áreas do conhecimento, Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Ciências Humanas. O objetivo, conforme o coordenador Leandro Costa, é promover o desenvolvimento das habilidades previstas no BNCC em uma escola que seja atrativa para os jovens oferecendo um ensino significativo e focado nos processos seletivos atuais.

A carga horária será ampliada por ano totalizando 4.200 horas ao final do Ensino Médio, com oferta de conteúdos de todos os itinerários formativos e atividades com foco na iniciação científica, já consolidada pela instituição, e processos investigativos. Através do modelo de créditos acadêmicos oferecidos em contraturno, os alunos poderão desenvolver habilidades em áreas como oralidade, linguagem e desenvolvimento pessoal, além de participar de grupos de pesquisa que podem culminar em projetos científicos e sinalizar ao estudante um eixo de interesse para a escolha da carreira.

Tantos diferenciais, aliados à carga horária ampliada de inglês, garantem a possibilidade não apenas de aprovação nos principais vestibulares, mas também de pleitear vagas em universidades internacionais.


Reportagem: Carolina Avansini - Especial para CV Folha

Fotografia: Juliano Ayub  - Especial para CV Folha

Este conteúdo foi produzido pelo Conteúdo de Valor Folha para o Colégio Interativa.