Os avanços tecnológicos estão cada vez maiores, algo que oferece uma série de benefícios para nossas vidas. Contudo, essa modernização também estimula a atuação de hackers, tornando-os cada vez mais comuns e poderosos. Um exemplo recente de ciberataque que ganhou notoriedade foi a invasão de hackers à dispositivos de altas autoridades da República.

Imagem ilustrativa da imagem Cuidados básicos para não ser vítima de um ransomware

Atualmente, os ransomwares são um dos principais perigos para os usuários. Esse é um tipo de malware que criminosos instalam nas máquinas e, ao ser infectado, o dispositivo começa a apresentar mensagens afirmando que o computador foi sequestrado e que o usuário só poderá retomar seu controle por meio do pagamento de um resgate.

Dessa maneira, levando em consideração perigos como os ransomwares, tornam-se essenciais cuidados para que nossos dados estejam protegidos. Em grande medida, as principais empresas e plataformas que utilizamos já fazem sua parte, então, o que nos resta é também tomarmos certas precauções.

Uma dica inicial é sempre ler análises de outros usuários e especialistas. Isso vai fazer com que você tire suas dúvidas sobre se determinada loja virtual é ou não segura, verificar se há riscos em preencher seus dados em algum site, confirmar a segurança de aplicativos de bancos ou mesmo saber quais sites de poker são confiáveis, caso você seja um apaixonado por cartas. Mas outras medidas também precisam ser tomadas. Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas e cuidados básicos que você pode ter para não ser vítima de um ransomware.

Faça backups regulares

É comum que armazenemos documentos, fotos e vídeos em nossos dispositivos. Nesses casos, é essencial fazer backups constantes para que não corramos o risco de perder esses arquivos. Uma dica é não confiar apenas na nuvem, realizando o backup também em mídias físicas como o pendrive e o HD externo, tendo em vista que alguns ransowares conseguem afetar documentos na nuvem. Proteção nunca é demais.

Atualize seus dispositivos

As solicitações de atualização dos dispositivos existem por um motivo. Logo, utilizar softwares originais e atualizados é essencial para proteger seus dados e documentos de ataques e otimizar o seu dispositivo. Isso ocorre porque as atualizações, além de oferecerem novos recursos aos usuários, também corrigem vulnerabilidades do sistema. Instalar novas versões dos softwares pode até parecer uma tarefa exaustiva, mas não raramente pode evitar a invasão de cibercriminosos. Este ano, por exemplo, a Microsoft lançou uma atualização para corrigir 70 vulnerabilidades do Windows.

Instale em bom software de antivírus

Computadores, smartphones e tablets precisam contar com a segurança que só um bom antivírus pode proporcionar. Esses softwares são responsáveis por impedir que uma série de malwares e ransomwares ataquem seu dispositivo, além de impedir que os usuários acessem links, arquivos ou sites maliciosos. Um exemplo claro dos perigos que rondam o universo virtual são os quase 20 milhões de e-mails mal-intencionados que circularam apenas entre agosto de 2015 e agosto de 2016. Logo, proteção nunca é demais e os antivírus são uma das principais maneiras de se evitar ataques e ameaças.

Navegar apenas em sites seguros

Um cuidado importante ao navegar pela internet é verificar se os sites que você acessa possuem o certificado digital SSL (Secure Socket Layer), sendo este uma garantia de que o site é real e não apenas uma máscara criada por criminosos. Em geral, os buscadores apresentam sites que não possuem o certificado apenas no final de suas listas. Uma maneira fácil de descobrir se determinado site possui ou não essa garantia de segurança é verificando se há um cadeado na barra de status.

Desconfie de arquivos enviados por e-mail ou redes sociais

Uma das dicas mais básicas para se evitar ataques de ransomware é sempre desconfiar de anexos e links enviados por e-mail ou redes sociais, principalmente quando você não conhece o remetente. O contato com desconhecidos por meio de redes sociais, inclusive, deve sempre ser realizado com cautela. Já existem golpes que não precisam nem mesmo utilizar vírus para roubar contas de WhatsApp.