Embora o mercado de fidelização no Brasil tenha apresentado crescimento ao longo dos anos, alcançando marcas impressionantes como faturamento de R$ 6,9 bilhões só entre as sete maiores companhias do setor de pontuação e milhagem, o consumidor ainda aproveita pouco os programas de milhas. Números da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) apontam que, em 2018, 70 bilhões de pontos e milhas foram expirados, representando prejuízo principalmente para o consumidor, que deixa de aproveitar os bônus gerados em compras com cartão de crédito e em viagens.

O principal motivo que leva à taxa de expiração é o fato de o consumidor brasileiro não encarar seus pontos e milhas acumulados como dinheiro. A questão que precisa ser levada em conta é que pontos e milhas só são adquiridos a partir de compras de produtos, pagamentos de serviços ou passagens aéreas. Em resumo, o consumidor paga pelas milhas que recebe e deve tratá-las como um recurso que precisa de atenção e cuidado.

Para aproveitar as vantagens ao máximo, é essencial que o consumidor esteja por dentro de como acumular milhas no cartão de crédito que utiliza para potencializar o acúmulo.

Acompanhe saldo e data de expiração das milhas aéreas

Esta é a primeira dica para evitar que milhas e pontos sejam expirados. Ficar sempre atento ao montante que se acumula, identificar quanto o programa de fidelização ou de milhagem está rendendo por dólar pago e, o mais importante, acompanhar de perto o tempo de validade das milhas.

O período de vigência pode variar de um programa para outro e de acordo com o perfil do consumidor, mas em geral, consumidores com menos renda e cartões de crédito mais simples, com limites mais baixos ou que viajam distâncias curtas têm milhas com duração de um a dois anos para gastar. Contas mais robustas, limites maiores e viagens mais longas geram milhas que demoram mais a expirar.

Transfira pontos do cartão para programas de milhagem

Dados da Abemf mostram que a preferência dos consumidores brasileiros é acumular pontos comprando em cartões de crédito e resgatá-los voando. Transferir pontos para programas de companhias aéreas é uma manobra vantajosa, uma vez que os programas de milhagem fazem promoções de transferência de pontos, que podem chegar a duplicar a quantidade de milhas transferidas. Vale a pena ficar atento a essas promoções.

Milhas valem dinheiro

Quem tem milhas acumuladas, mas não tem objetivo de voar ou trocar os pontos por produtos e serviços, pode optar por vender milhas online. Uma das plataformas que oferece esse tipo de serviço é a MaxMilhas, empresa com a qual o consumidor pode disponibilizar suas milhas para venda. A negociação de milhas é simples e toda feita online, intermediada pela plataforma. Além da forma de monetização de pontos, a empresa possui um vasto banco de informações para que o consumidor tire dúvidas e saiba como vender milhas aéreas pelo melhor preço.

O interessado em vender faz um cadastro no site, informando dados pessoais, quantidade de milhas das quais dispõe, programa de milhagem ao qual pertence e o valor que deseja pelos pontos. As informações são checadas e em 48 horas as milhas estão disponíveis para venda.

Toda vez que um lote de milhas é vendido, o consumidor recebe uma notificação. Assim que a transação é realizada, o vendedor tem até 20 dias corridos para receber o valor pedido pelas milhas. A plataforma realiza todo o processo e garante proteção de dados e informações do ofertante.

As milhas são vendidas aos poucos. Para vender milhas próximas a expirar mais rápido, basta escolher preços mais baixos. A plataforma mostra a cotação diária das milhas de cada programa, dando um parâmetro para que o vendedor saiba quanto deve pedir pelas milhas que possui.

A venda de milhas é um negócio seguro, simples e legal, mostrando-se uma ótima alternativa para que os consumidores brasileiros aproveitem melhor suas milhagem nos programas de fidelização.

Este conteúdo é de autoria da Maxmilhas e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de Londrina.