Imagem ilustrativa da imagem Como usar o WinRAR para comprimir arquivos pesados
| Foto: Pixabay

Embora seja um recurso presente há muitos anos, nem todo mundo sabe que pode comprimir arquivos usando alguns programas específicos para facilitar o envio destes por e-mail. A técnica de compressão, porém, já permitiu transformar muitos uploads pesados em e-mails com anexo simples.

Para esse tipo de serviço, um dos melhores programas disponíveis é o WinRAR, que está no mercado desde 1995 e é quase que unanimidade entre os usuários. Para usar o software é preciso começar com a busca pelo download recomendado WinRAR e dali em diante é só saber usar a ferramenta.

Eis, aliás, um ponto importante: como aproveitar ao máximo as funções do WinRAR? Mais do que um mero programa de compactação, ele é uma ferramenta útil para desocupar espaço em PCs e celulares.

Comprimindo arquivos com o WinRAR

O procedimento para compactar um arquivo usando o WinRAR é bem simples. Basta fazer o download, como foi mencionado acima, e instalá-lo no seu dispositivo. Uma vez instalado, ele passará a atuar como opção fixa ao clicar com o botão direito em qualquer arquivo.

Para efetivamente fazer a compressão basta selecionar o arquivo (ou grupo de arquivos) desejado(s), clicar com o botão direito do mouse e selecionar “adicionar para o arquivo...” A seguir você deve selecionar o método da compressão e o tamanho do dicionário.

O método recomendado é o “ótimo”; já o tamanho do dicionário vai depender do tamanho da memória RAM do seu computador. As opções geralmente variam de 1mb a 1024mb – quanto mais alto o número, mais você estará exigindo do processamento da máquina, e maior o risco de que o arquivo não possa ser lido por um computador menos potente.

Uma vez feita essa seleção, basta clicar “ok” e aguardar o WinRAR comprimir os documentos para um único arquivo no formato .rar (ou .zip ou outros que escolher).

Com o uso do WinRAR logo o computador entenderá que qualquer arquivo comprimido deve ser aberto com o programa, facilitando bastante para o usuário.

Utilidades do procedimento

Arquivos comprimidos são especialmente úteis para precisa compartilhar trabalhos com outras pessoas e não tem (ou não pode contar com) serviços na nuvem. Embora existam programas gratuitos que enviem arquivos de determinados tamanho sem maiores dificuldades, pode ser que a melhor opção continue sendo contar com as terminações .rar e .zip.

Nos anos 2000, principalmente era muito comum trocar arquivos quase que exclusivamente por e-mail, já que softwares de compartilhamento online eram quase sempre usados como recurso de pirataria e, por isso mesmo, se tornavam opções perigosas.

Isso mudou um pouco, mas ainda pode ser frustrante não conseguir enviar um documento porque ele pesa 30mb e o limite dos e-mails comuns é de 25mb. É por essas e outras que o WinRAR continua tão popular e, também, por isso vale a pena aprender a mexer nele. Especialmente para profissionais que precisam enviar grandes apresentações, vídeos ou outro tipo de arquivos que exige mais capacidade.

Alternativas para arquivos muito pesados

Embora seja, de fato, uma ferramenta muito útil – tanto que se manteve relevante pelos últimos 25 anos – o WinRAR não faz “milagres”, por assim dizer. Embora a capacidade de reduzir o tamanho de determinados arquivos através de compressões, pode ser que não seja o suficiente para que o arquivo final seja possível de ser enviado por e-mail, por exemplo.

Nesses casos, restam algumas alternativas, considerando qual é o objetivo final do arquivo. Se ele só precisa ser armazenado, pode ser uma boa ideia colocar os arquivos em um pen drive ou HD externo.

Depender em hardwares, porém, é absolutamente desnecessário hoje em dia. O conceito de nuvem já está aí há um bom tempo, e pode ser a opção mais barata, mais segura e mais prática. Considere, então, investir em algum serviço de armazenamento de nuvem, que pode conectar os arquivos de computadores e celulares e distribui-los para colegas em diversos projetos, por exemplo.

Mas se ainda não for o momento para esse investimento e o WinRAR funcionar de forma ideal, é ótimo confiar nesse programa que apesar de dizer que tem um teste grátis limitado, ele funciona sem pausas ou paywalls.