O que não falta na internet são propagandas de anúncios que prometem dinheiro fácil por meio de tarefas simples executadas por meio de aplicativos. Muitas pessoas ficam tentadas a experimentar essas formas “milagrosas” de renda extra, mas será que elas realmente funcionam? Existem promessas, inclusive, de aplicativos que pagam por Pix, por exemplo.

Imagem ilustrativa da imagem Como saber se aplicativos que pagam por Pix são confiáveis
| Foto: Imagem de Daniel Mena por Pixabay

Aplicativos que pagam por Pix são verdadeiros?

Como dizia o ditado: “quando a esmola é demais até o santo desconfia”. Diante da atual situação econômica do país e dos desafios para se conseguir um emprego, é esperado e até indicado ter esse tipo de dúvida. Aplicativos que prometem pagar os usuários por Pix ou por outras formas de transações realmente tendem a despertar a insegurança.

Primeiramente, saiba que os aplicativos dificilmente vão pagar diretamente através do Pix. No geral, os usuários acumulam pontos e trocam essa pontuação por bônus, que podem ser convertidos em vales-presentes ou crédito em plataformas de pagamentos, como o PicPay. Depois de estarem na carteira digital, os valores podem ser transferidos por meio do Pix, homologado e administrado através do Banco Central (BC).

Isso quer dizer que existem aplicativos que pagam os usuários para executarem tarefas. Muitos deles estão presentes no site sobre apps PronaTEC, por exemplo. No entanto, o erro está em acreditar que o dinheiro obtido dessa maneira será ganho facilmente ou sem nenhum esforço.

Como saber se o aplicativo que oferece renda extra é confiável?

Agora que você sabe que sim, existem aplicativos que pagam por Pix através de plataformas financeiras, é preciso se prevenir para não cair em ciladas. Afinal, também é verdade que alguns programas podem te enganar e ainda levar algum dinheiro do seu “bolso” se não tomar os cuidados necessários.

Confira algumas dicas para não se dar mal ao entrar em um app de renda extra:

1 – Nunca faça nenhum tipo de depósito para poder receber dinheiro do aplicativo. Afinal, o objetivo é justamente o oposto: você quer ganhar e não perder dinheiro;

2 – Cuidado com as permissões que o aplicativo lhe pede. Veja se o tipo de tarefa/trabalho que o app oferece está relacionado com as permissões que ele solicita;

3 – Interações por WhatsApp não são padrões. Isso significa que dificilmente algum aplicativo que paga por Pix vai dispor de uma equipe de atendimento por WhatsApp. Se isso acontecer, redobre a atenção e não forneça seus dados;

4 – Procure feedback e comentários de outras pessoas. Entre em sites de reclamações e procure o que outros usuários já comentaram sobre o aplicativo que você instalou. Isso pode ser um bom termômetro para saber se o app é ou não confiável.

5 – Não espere renda fixa para não se decepcionar. Se você tiver esse tipo de noção, será mais difícil cair no “conto do vigário” de falsos aplicativos que pagam por Pix, mas na verdade querem apenas alguém trabalhando de graça.

Por fim, procure os aplicativos que realmente podem efetuar pagamentos e ajudar a completar a renda do mês de forma honesta. Acompanhe mais notícias sobre apps aqui no site.