Imagem ilustrativa da imagem Como proteger sua identidade on-line?
| Foto: Pixabay

Ao navegar na internet, você deixa uma pegada digital e, com isso, os cibercriminosos podem aprender muito sobre você. Veja aqui algumas formas de proteger a sua identidade on-line!

Se você utiliza a internet a trabalho, estudo ou a lazer, saiba que os riscos são grandes de ter hackers atrás dos seus dados. Além de ser vulnerável a anunciantes e outros, cibercriminosos podem estar bisbilhotando os sites que você visita e pesquisas realizadas.

Assim, suas informações podem ser roubadas e você fica exposto aos perigos na internet, inclusive, por ter sua identidade roubada. Pessoas mal-intencionadas podem ler suas mensagens, fazer compras em seu nome, usar suas fotos, entre outros cibercrimes.

Então, como proteger sua identidade on-line? Confira algumas dicas eficazes!

Dicas para proteger sua identidade na internet

Como você viu acima, a sua identidade digital não é privada e se ocorrer alguma violação, dificilmente os responsáveis serão pegos. Portanto, é fundamental contar com conexões seguras, se atentar a e-mails fraudulentos, investir na atualização de software e usar senhas fortes.

Embora muitas pessoas acreditem que não usar as redes sociais ou não estar logado em conta alguma está sempre protegido, é um erro. Afinal, ao entrar nos domínios do mundo digital a sua identidade passa a estar configurada por diferentes fatores.

Entre eles: endereço do IP, transações on-line, aplicativos utilizados, histórico de pesquisa e outros. Portanto, cada interação on-line realizada por você é adicionada ao seu ‘documento de identidade’ na internet.

Assim, ele poderá ser acessado por pessoas mal-intencionadas sem que você perceba. Veja abaixo como evitar isso e proteger a sua identidade na internet!

1. Evite o rastreamento on-line por meio do seu IP

Ao acessar um site, o seu endereço IP pode ser rastreado por meio dos cookies que deixam rastros que identificam a sua atividade on-line. Ou seja, cada vez que você visita um site, os cookies ficam armazenados no seu dispositivo, monitorando assim, suas sessões de navegação.

As redes sociais, determinados aplicativos e os mecanismos de buscas também coletam seus dados. Então, acabam criando um perfil sobre os seus hábitos e desejos, compondo assim, sua identidade digital.

Você pode esconder seu IP e ter uma navegação sigilosa, de forma anônima. Para isso você terá que usar programas ou serviços que ocultem sua identidade na internet.

Entre eles, você pode usar uma VPN (Virtual Private Network), que oferece ferramentas adicionais como criptografia e navegação sigilosa. Essa é uma forma de acessar a internet, mantendo a sua conexão privada.

Então, se você quer garantir privacidade de seus dados e segurança ao navegar na internet, esconda seu IP usando VPN e recupere o seu direito ao anonimato. Além disso, você também poderá desbloquear qualquer site que não estiver disponível no Brasil ou país que estiver visitando.

Assim, além de manter sua identidade segura, você estará livre das restrições geográficas, já que os sistemas de reconhecimento de IP não vão conseguir identificar seu endereço virtual com o uso de uma VPN em seu dispositivo.

2. Atualize seus aplicativos e softwares

É muito importante realizar a atualização em seus dispositivos digitais, pois além de corrigir bugs, também corrige vulnerabilidades e problemas de segurança. Para não correr o risco de se esquecer de realizar as atualizações periódicas, ative as automáticas.

Lembre-se de que a atualização do antivírus é ainda mais importante para reforçar a barreira de segurança no seu dispositivo. Mas, no geral, a vulnerabilidade é uma grande oportunidade para hackers, daí a importância de realizar a atualização periódica, tanto nos apps quanto nos softwares.

3. Atente-se aos e-mails

Existem diferentes tipos de golpes de e-mail, como o Phishing, que parecem ser e-mails reais, mas não são. Os hackers enviam uma mensagem por meio de uma conta que imita bem o design do seu contato, pessoa ou empresa que você confia.

Assim, consegue roubar a senha ou fazer com que você faça o download de determinado documento ou imagem, que na verdade é um malware, infectando assim, o seu dispositivo digital.

Para não ter os seus dados e a sua identidade roubada, saiba que a maioria dos serviços na internet não solicita suas informações pessoais por e-mail. Portanto, antes de preencher qualquer solicitação ou baixar arquivos, abra o navegador e confirme no endereço da empresa se a informação é real. Se preferir, entre em contato por telefone.

4. Fique seguro ao usar redes Wi-Fi públicas

Usar as redes Wi-Fi públicas vai além da alegria por poder acessar a internet sem pagar por isso. Afinal, esse tipo de conexão deixa suas informações em risco já que não são criptografadas.

Para garantir a sua segurança, caso você precise utilizá-las, não faça login em sites de bancos ou realize compras on-line. O tráfego Wi-Fi pode estar sendo verificado por alguém mal-intencionado e seus dados poderão ser interceptados.

Seguindo as dicas, você conseguirá proteger a sua identidade on-line e não cair em ciladas na internet.