O Colégio Positivo – Santa Maria deixará de ofertar o ensino regular e implantará o ensino bilíngue em toda a escola de Londrina a partir de 2022, por meio do Bilingual Integrated Program (Programa Bilíngue Integrado).

A coordenadora do ensino bilíngue no CIPP (Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento) do Colégio Positivo, Ana Paula Teixeira, explica que o lançamento do programa está em perfeita consonância com a legislação que regulamenta o ensino bilíngue nas escolas brasileiras.

Imagem ilustrativa da imagem Colégio Positivo implanta ensino bilíngue em toda a escola em 2022
| Foto: Divulgação

“É uma lei pioneira em 20 anos que já foi publicada no Diário Oficial neste ano e aguarda homologação”, explica. A lei estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Plurilíngue.

O programa bilíngue do Colégio Positivo – Santa Maria abrangerá todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino médio. O conteúdo será inserido dentro da carga horária, de maneira que todos os alunos serão contemplados nas aulas ministradas em meio período. “A inclusão será na grade horária regular”, explica a coordenadora.

No próximo ano, 30% das disciplinas ministradas na educação infantil e no ensino fundamental serão na língua inglesa. No ensino médio, a proporção das aulas em inglês será de 15% em 2022. Entre as disciplinas ministradas em inglês estão Arte, Música, Educação Física e, Laboratório de Ciências e Maker.

Imagem ilustrativa da imagem Colégio Positivo implanta ensino bilíngue em toda a escola em 2022
| Foto: Divulgação

TREINAMENTO

Ana Paula explica que este novo desafio motivará o treinamento de professores. Segundo a legislação, os docentes precisam ter ao menos um nível de proficiência linguística B2, que seria considerado um nível intermediário.

“Estamos fazendo neste momento um diagnóstico do conhecimento de cada professor do idioma. Em 2022, teremos novas turmas no curso CPD (Continuing Professional Development), um curso de proficiência linguística, de modo que eles farão o curso para atingir o nível mínimo exigido”, pontuou. O treinamento será ministrado pela equipe pedagógica do próprio colégio.

Imagem ilustrativa da imagem Colégio Positivo implanta ensino bilíngue em toda a escola em 2022
| Foto: Divulgação

A coordenadora destaca que a nova legislação trouxe um rigor maior para caracterizar o ensino bilíngue. “Antes, se a escola tivesse uma hora a mais de língua inglesa na grade, já poderia ser considerada bilíngue. Agora, é preciso que disciplinas sejam ministradas na língua inglesa”, comparou.

Londrina foi escolhida para adotar o ensino bilíngue em toda a escola após uma pesquisa realizada junto aos pais dos alunos.

A coordenadora acrescenta que o ensino bilíngue desde cedo abrirá um leque de oportunidades aos estudantes. “O aluno poderá fazer o exame de proficiência linguística da Universidade de Cambridge, ou poderá estudar em uma universidade internacional após concluir o ensino médio”, detalhou.

INFORMAÇÕES

Mais informações sobre o Bilingual Integrated Program do Colégio Positivo – Santa Maria podem ser obtidas pelo telefone (43) 3878-0004 ou pelo site: colegiopositivo.com.br/unidades/santa-maria/.