As corridas de cavalos ganharam um aliado inesperado: a internet
As corridas de cavalos ganharam um aliado inesperado: a internet | Foto: Fonte: Pixabay

A corrida de cavalo – esporte conhecido como turfe –é um evento esportivo dos mais tradicionais que existem. Por décadas os grandes hipódromos reuniram milhares de pessoas para ver os animais e seus jockeys brigando palmo a palmo até a linha de chegada. Depois de um período de decadência, um pouco dessa popularidade e até do glamour começa a voltar.

A razão para a queda é até óbvia: com a popularização de outros esportes e sua exibição na televisão, as corridas aos poucos foram sendo esvaziadas. Os enormes clubes começaram a se endividar e tornou-se um esporte de nicho. Mas com o advento das apostas esportivas online, diversos esportes ganharam um boost e uma nova atenção. E as corridas de cavalo se enquadram nisso.

Ao abrir uma plataforma de apostas esportivas é normal ver as corridas de cavalo em destaque, com inícios constantes durante o dia e até transmissões ao vivo. Quem gosta do esporte está nas nuvens.

Venceu por uma cabeça, na minha sala de estar

Muitos países de todos os continentes contam com hipódromos, clubes campestres e clubes de jóquei. Por mais que os preços sejam altos para associados e frequentadores, esses espaços seguem funcionando.

Assim, muitos organizadores dos certames equestres souberam combinar o recente movimento de barateamento das gravações e das transmissões em vídeo com o interesse tradicional das corridas para ganhar maior projeção. A paixão pelos animais e sua força da natureza agora não tem fronteiras.

Como resultado desses empreendimentos, hoje é possível acompanhar a movimentação diária em hipódromos do Brasil e do mundo inteiro diretamente do conforto do lar.

Um dos modelos de transmissão é o individual dos hipódromos e jóquei clubes: neles, as corridas diárias são monitoradas online. Alguns dos estabelecimentos reúnem também eventos diários de hipódromos referência em países como França e Estados Unidos e muitos permitem apostas virtuais.

Por outro lado, há as grandes competições, como a Coroa Tríplice. A Coroa é o evento esportivo conduzido há mais tempo ininterruptamente nos Estados Unidos e é uma referência global da equitação.

Essa copa tripla é composta pelas competições Kentucky Derby, Preakness Stakes e Belmont Stakes. É uma melhor de três que move os apaixonados do esporte em solo americano e, cada vez mais, com potencial internacional.

No caso de grandes eventos como a Coroa Tríplice, a dinâmica de transmissões e patrocínios está em linha com o que já se entende como o padrão do esporte profissional contemporâneo: contratos vultosos de direitos de imagem, marcas ansiosas por fazerem inserções e captar a atenção de potenciais consumidores no evento e casas de apostas fomentando as expectativas dos entusiastas da competição.

Patrocínios, streaming e cavalos virtuais

No contexto do esporte profissional, as casas de apostas têm acumulado cada vez mais funções. Inicialmente esses estabelecimentos limitavam-se a criar mercados de especulação e mediar os palpites, e então passaram a anunciar nos eventos esportivos.

O avanço dessas empresas no marketing é claro no Brasil especialmente quando se fala de sua penetração nos campeonatos de futebol, pois a entrada desses anunciantes é cada vez mais intensa e visível. No universo do turfe, que é umbilicalmente ligado ao mundo das apostas, a presença de casas de apostas como patrocinadoras de jóqueis e competições também é notável.

Atualmente, os maiores operadores de apostas têm cavado espaço junto a canais de televisão tradicionais e jóquei clubes como retransmissores dos eventos em vídeo. Embora a oferta de transmissões ainda seja bastante heterogênea de casa para casa, já é possível ver turfe em alta definição pela internet em certos operadores.

Por fim, além do streaming, muitos operadores virtuais de jogos trazem também simuladores de corridas. São sessões virtuais com jóqueis computadorizados, com resultados gerados aleatoriamente por computador.

Na prática, a experiência de apostar no simulador é a mesma de assistir a uma partida de videogame. Se por um lado a simulação viabiliza a aposta em qualquer hora do dia, sem depender da mobilização de uma custosa estrutura de jóqueis, cuidadores, animais e transmissores, por outro lado o entusiasmo não é o mesmo de um evento real.

Entretanto, tanto o streaming quanto os simuladores de turfe são novos mecanismos que movem a popularização desse esporte mundialmente, principalmente entre as gerações mais jovens.

Ainda é cedo para especular sobre a preponderância de esportes eletrônicos sobre as grandes arenas e hipódromos. Mas a diversificação de públicos, a visibilidade em plataformas e o alinhamento aos hábitos de novos consumidores e fãs de esportes são uma aposta do turfe organizado que pode muito bem render uma trifecta daqui alguns anos.