Imagem ilustrativa da imagem Agronegócio se impulsiona na bolsa de valores e setor de agrotechs em Londrina avança
| Foto: Pixabay

O agronegócio, cuja denominação é proveniente da palavra agrobusiness, em inglês, determina um rol de atividades que estão ligadas à produção agrícola e à pecuária. Esse setor da economia é fundamental para que o PIB brasileiro se mantenha em alta.

O investimento nesse setor tem sido cada vez mais frequente, inclusive por parte de pessoas que não têm muito contato com o campo, visto que hoje é possível investir por meio de ações na bolsa de valores e também através de startups da área, chamadas de agrotechs.

Confira neste artigo mais informações sobre os investimentos no setor de agronegócio através da bolsa de valores e sobre startups do ramo que têm se desenvolvido na cidade de Londrina.

Agronegócio e bolsa de valores: como tem se dado essa movimentação

Saber onde investir dinheiro não é uma tarefa fácil, afinal, é importante realizar diversas análises prévias para que seja tomada a melhor decisão nesse sentido. Atualmente, no entanto, diferenciados softwares que auxiliam os investidores nesta tarefa vêm surgindo. O MetaTrader 4, por exemplo, é uma plataforma que traz mais segurança aos investidores no momento de escolher onde aplicar o seu dinheiro. Ela oferece recursos como o Anjo da Guarda, uma ferramenta personalizada para que os usuários recebam feedback sobre seus investimentos. Dessa forma, eles são capazes de tomar melhores decisões acerca de seus investimentos.

Com facilidade cada vez maior para investir, mais de 2,5 milhões de novas contas foram abertas na Bolsa de Valores brasileira desde 2019, o que permitiu também que empresas do agronegócio fizessem cada vez mais parte do mercado de ações. Esse é o caso da Oleoplan, que fez uma requisição no ano de 2020 para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a fim de começar a ofertar suas ações na bolsa. Dentre as empresas do agronegócio que já têm ações negociadas na bolsa estão a JBS, Marfrig Global Foods S.A, SLC Agrícola e Brasil Agro. Entretanto, outras companhias devem ganhar permissão para começar a negociar este ano, o que aumentará o rol de possibilidades para os investidores nessa área.

Devido ao baixo rendimento dos títulos de renda fixa que tem acontecido nos últimos anos, a bolsa de valores se tornou muito mais atrativa para os investidores, visto que dessa forma podem conseguir um rendimento maior. Investir em ações de empresas do agronegócio na bolsa é estratégico, pois mesmo que o país passe por períodos de incerteza esse setor costuma registrar expansão.