Imagem ilustrativa da imagem After Effects x Filmora X: qual o melhor programa para animação com keyframes?

Quem trabalha com edição de vídeo ou se interessa pelo assunto sabe que contar com um bom software para editar é fundamental e não faltam opções disponíveis no mercado, como o After Effects e o Filmora X. Mas na hora de inserir recursos animados, qual o melhor programa para animação com keyframes?

Keyframes ou quadros-chaves são os momentos principais de uma animação digital que significam uma alteração considerável de posicionamento em relação ao quadro anterior. Nos programas de edição, o usuário precisa somente configurar os keyframes, que o software cria a animação entre eles.

Esse recurso está presente em softwares de edição bastante conhecidos, como o After Effects e o Filmora. Para entender qual a melhor opção para você, conhecer ambas as opções se faz necessário. Confira a análise a seguir!

Conhecendo o After Effects e o Filmora X

O After Effects é um software de edição de vídeo desenvolvido pela Adobe, uma das principais empresas do ramo. Seus recursos são variados, permitindo que o usuário insira efeitos especiais, anime objetos ou mesmo crie elementos 3D.

O editor de vídeo Filmora X é desenvolvido pela Wondershare, que conta com uma linha completa de produtos para edição e criação de arquivos. No Filmora X, o usuário consegue fazer edições completas em vídeo, utilizando bancos de animações e músicas originais, além de contar com recursos de melhoria de imagem e áudio.

Ambos os softwares contam com versões para Windows e Mac, com uma licença que pode ser paga de forma mensal ou anual. No Filmora X, é possível fazer um período de teste gratuitamente.

Para compreender a diferença entre eles, é importante conhecer em detalhes quais são os recursos de cada software.

Recursos do Filmora X

O Filmora X é um programa de edição de vídeo criado com foco na facilidade de uso, permitindo que qualquer usuário, independentemente de seu nível de conhecimento técnico, consiga desenvolver projetos interessantes.

Justamente por isso, o Filmora X conta com as ferramentas mais buscadas na edição de vídeos, que vão desde itens simples como o recorte de vídeos, passando pela correção e correspondência de cores, até itens mais elaborados como a animação com keyframes.

Imagem ilustrativa da imagem After Effects x Filmora X: qual o melhor programa para animação com keyframes?
| Foto: Imagem: Filmora

No quesito animação, quem opta pelo Filmora X tem duas opções: utilizar uma das dezenas de animações pré-definidas do banco do software ou criar sua própria animação, com recursos de personalização.

Nesse caso, você consegue inserir um elemento na linha de tempo do Filmora X, como uma logo, e criar uma animação de movimento, opacidade, rotação e até a combinação de uma sequência de animações.

Um ponto positivo do Filmora é que a própria marca possui um canal no YouTube, com vídeo tutorial que ensina o passo a passo de como animar com keyframes.

Recursos do After Effects

Com a promessa de que tudo é possível no After Effects, o software se apresenta como uma ferramenta cheia de opções para seus usuários.

No After Effects, além de fazer edições simples de vídeo, o usuário consegue criar títulos, fazer transições e até remover objetos de cena. Na animação keyframe, existe a possibilidade de animar elementos ou criar uma animação do zero, no estilo 2D ou 3D.

Imagem ilustrativa da imagem After Effects x Filmora X: qual o melhor programa para animação com keyframes?
| Foto: Imagem: Layer Lemonade

Porém, o After Effects não é um software simples para quem está iniciando. Com uma imensa quantidade de recursos, os caminhos nem sempre são simples de encontrar, fazendo com que a curva de aprendizado seja maior.

After Effects x Filmora X: qual é o melhor para animação com keyframe?

A resposta para essa pergunta depende das necessidades de cada usuário e do quanto a pessoa está disposta a investir em matéria de tempo para aprender.

Os recursos do After Effects podem ser mais completos, mas por outro lado exigem muito mais preparo e dedicação por parte do usuário, uma vez que a interface não é muito intuitiva.

Já o Filmora X apresenta uma forma fácil de animar, especialmente com keyframes. É bem possível que a animação que você deseja exista no banco do Filmora, mas se precisar criar algo, esse software propõe um uso facilitado.

Como o Filmora X é um programa de edição de vídeo, ele se torna uma das melhores ferramentas para aumentar inscritos no YouTube, ideal para quem quer se aventurar na produção de conteúdo na Internet.

Para saber mais, visite a página do Filmora no YouTube e assista vários vídeos para você criar, editar e utilizar diversos recursos do Filmora!

Imagem ilustrativa da imagem After Effects x Filmora X: qual o melhor programa para animação com keyframes?
| Foto: Imagem: Filmora

Assim, o melhor programa para animação com keyframe, especialmente para usuários de nível iniciante, é o Filmora X. Na dúvida, vale testar os dois e ver qual programa se adapta de forma mais adequada às suas necessidades.