Usuários de aplicativos de mensagens instantâneas de Londrina "encaminharam com frequência", desde a tarde de sábado (1), uma suposta reprodução do site da FOLHA com uma notícia falsa. A imagem relata que no dia 30 de setembro uma coordenadora e a diretora do o Colégio Universitário de Londrina teriam sido afastadas após uma manifestação dos alunos em favor de um dos candidatos à presidência da República.

Na imagem, o ambiente digital da Folha de Londrina foi usado pelos falsificadores para qualificar a reprodução como verídica e dar credibilidade à informação falsa ali contida. No entanto, pode ser facilmente desmentida com a checagem simples de layout. Na imagem não há título, crédito de reportagem e fotografia ou ainda a informação do endereço na qual foi publicada. Soma-se, o padrão de escrita e gramática que não é coerente com o padrão exigido nos textos jornalísticos da FOLHA.

Em nota, o Colégio Universitário de Londrina também atesta que a informação é falsa e não houve demissões no colégio.

LEIA TAMBÉM:

+ É FALSO que apertar tecla “confirma” antes do prazo anula o voto

LEIA NA ÍNTEGRA:

Londrina, 02 de outubro de 2022.

Começou a circular ontem (01/10/2022) em grupos de WhatsApp, uma notícia falsa divulgando que a diretora Raquel Calil Ruy e a coordenadora do Ensino Médio Rosa Maria Cardoso foram demitidas. A fake News ainda traz uma declaração do CEO da Inspira, André Aguiar comentando a suposta demissão – É TUDO MENTIRA.

A montagem grosseira contém diversos erros ortográficos inseridos sob a logomarca da Folha de Londrina. Mesmo sabendo se tratar de uma inverdade, o Colégio Universitário entrou em contato com a Folha de Londrina para verificar se a notícia havia sido publicada e a resposta, é claro, foi não.

Tanto Raquel Calil Ruy quanto Rosa Maria Cardoso continuam trabalhando no Colégio Universitário e André Aguiar, CEO da Inspira, não emitiu nenhuma declaração sobre as duas exemplares integrantes da equipe pedagógica da instituição.

O Colégio Universitário já está identificando quem “fabricou” essa notícia para denegrir a imagem da instituição e tomará todas as medidas necessárias para evitar que esse tipo de situação se repita.

Reforçamos ainda que somos uma Escola democrática, que respeita as opiniões e preferências de cada aluno e colaborador. Por isso mesmo, não tem posicionamento partidário, buscando sempre ensinar valores como comportamento ético e tolerância.

NOTÍCIAS FALSAS

A FOLHA mantém um canal de checagens de notícias que recebem 24 horas informações duvidosas dos leitores para checagem, se houver alguma dúvida da informação recebida compartilhe com a equipe do Folha Confere pelos perfis da Folha de Londrina (@folhadelondrina) nas redes sociais ou pelo WhatsApp da Redação no link: por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

+++

Aproveite e se cadastre para receber notícias com credibilidade direto no seu celular.