Delegar tarefas de forma eficaz ainda é um grande desafio para inúmeros líderes – e pelos mais diferentes motivos. Alguns deles têm um perfil controlador preferindo realizar por conta própria tudo o que podem a fim de garantir o resultado. Outros acabaram de assumir um time em formação e seu problema principal é ensinar o bê-á-bá antes de qualquer coisa. E por aí vai...

Porém, como a proposta do texto de hoje é compartilhar dicas práticas daquilo que você pode fazer para aprimorar a sua capacidade de delegação, vamos considerar que precisa transmitir um domínio técnico a outra pessoa. Isto é, ensiná-la a fazer algo que atualmente está sob sua responsabilidade, mas que você acredita que ela pode ser capaz de executar.

Estou falando de tarefas que vão desde fechar um arquivo no computador até preparar alguém para gerar a folha de pagamento da sua empresa ou, ainda, ensinar um operador a manusear uma máquina industrial.

Bem, se eu estivesse delegando uma tarefa técnica para você, seguiríamos esta jornada:

--- Passo 1) Eu faço e você observa. A ideia aqui é você simplesmente me acompanhar enquanto eu realizo o trabalho, anotando tudo o que chama a sua atenção para, na sequência, podermos falar sobre o que aprendeu e quais dúvidas surgiram. A partir dessa conversa é que eu identificarei se você ainda precisa me observar durante algum tempo ou se já podemos prosseguir.

--- Passo 2) Eu e você fazemos juntos. Agora você tem a chance de colocar a mão na massa, orientado por mim. Um estágio importantíssimo, pois a absorção profunda passa por você experimentar partes do trabalho que estará sob seu desempenho mais adiante. Assim que exercitar cada uma delas com sucesso – algumas vezes –, nós concluímos a etapa.

--- Passo 3) Você faz e eu observo. Aqui a proposta é que você realize a tarefa enquanto recebe a minha supervisão. Assim, tem a oportunidade de cumprir o trabalho do início ao fim e, ainda, posso ajudá-lo a refinar detalhes que afetam o resultado. E quando percebo que você desenvolveu um olhar sistêmico em relação à atividade delegada, finalizo o processo de treinamento técnico.

--- Passo 4) Você executa sem supervisão. Concordamos que você já é capaz de assumir a responsabilidade pelo trabalho a ser feito sem que alguém fique observando o seu desempenho em tempo real. Eu confio em sua capacidade de julgamento para resolver a maior parte dos problemas operacionais que surgirão no dia a dia.

Bem, é assim que as tarefas são delegadas em sua empresa? Infelizmente, na maior parte das companhias a resposta é não. Os líderes simplesmente dizem: “A partir de agora quem cuida disso é você" e logo saem de perto. Porém, isso não é delegação e sim o que popularmente chamamos de “delargar".

Se você realmente quer ser um líder de sucesso precisa saber delegar tarefas com excelência. Mas, como vimos, sem reservar um tempo precioso em sua agenda para capacitar as pessoas que têm potencial de fazer muito mais você não sairá do lugar.

Pense nisso!

* Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

[email protected]