Juliana Meda e Julia Meda: vocação para a Arquitetura
Arquiteta consagrada, com projetos mundo afora, Juliana Meda vê a filha, Julia, seguir seus passos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de junho de 2025
Arquiteta consagrada, com projetos mundo afora, Juliana Meda vê a filha, Julia, seguir seus passos
Thiago Nassif

Juliana Meda e Julia Meda: vocação para a Arquitetura
Arquiteta consagrada, com projetos mundo afora, Juliana Meda vê a filha, Julia, seguir seus passos. Era pra ser. No segundo ano de Arquitetura na UniFil, Julia dava amostras de suas aptidões desde a infância. “Eu, na verdade, nunca fui uma pessoa que forcei ou falei para meus filhos seguirem este ou aquele caminho. Desde criança, a Julia sempre teve um dom nato para isso, era visível: enquanto eu estava desenhando, ela chegava, com três aninhos, e sabia exatamente o que era o desenho, olhando para a planta e sabendo o que era um sofá, uma geladeira, um fogão... A identificação de uma planta é algo que você nasce”, conta Juliana à FOLHA. Nesta entrevista, Juliana fala sobre toda essa jornada, que, como define, é de brilho no olhar, redescoberta e muita parceria.
A decisão
“Há dois anos, a Julia chegou para mim e disse que iria cursar Arquitetura. Foi um processo muito legal, porque quando ela me disse, eu a convidei para acompanhar a rotina do escritório e visualizar esse dia a dia. Foi amor desde o primeiro momento.”
Uma nova visão
“Para mim, como mãe, é sensacional você ter a sua continuação, ter uma nova visão também do que é arquitetura em outro olhar, é você recomeçar. Somos muito parecidas em muitas coisas: eu olho para a Julia e visualizo as sensações que eu tinha naquele momento de vida. Agora, não é diferente com a profissão. Vejo o brilho no olhar tal qual eu tive naquele momento de descoberta.”
Rotina
“Em casa, coloquei uma mesa em frente à minha, então, quando ela está desenvolvendo os trabalhos dela, eu estou desenvolvendo os meus. A troca é muito gostosa e algo que nunca tive, porque eu trabalho sozinha o processo de criação. Aliás, meu processo criativo é 100% à mão, eu não sou nada tecnológica e ela vem já de uma geração tecnológica, então, o interessante é essa mistura. Apesar de meu escritório ser super tecnológico, usando os melhores programas e tal, como eu não fico 100% no escritório, acabo não visualizando isso tão perto.”
Equipe
“Tenho introduzido a Julia na equipe de algumas formas: desde o primeiro ano da faculdade, passei a ela a lista de fornecedores. Na área, temos muitas palestras, cursos, e ela sabe lidar com as pessoas de uma maneira muito gostosa. Com isso, a Julia conheceu todos os fornecedores e vem trabalhando isso de uma forma muito legal, trazendo novidades para o escritório. Os resultados têm sido muito interessantes para toda a equipe.“
O que vem por aí...
“Nunca fui uma pessoa de fazer planos. Sempre curti cada momento. E não estou fazendo diferente agora. Hoje, vejo como eu e a Julia somos parecidas nisso, também. Ela vai vivendo cada etapa da vida de uma forma, até acredito que de forma mais intensa que eu. É interessante ver o meu olhar em outra pessoa, porque ela tem exatamente o mesmo”

Enquanto isso, na Inglaterra...
Atualmente residindo em Swindon, no interior da Inglaterra, Luana Cunsolo segue se dedicando ao trabalho na área da beleza, levando, como ressalta, um pouco da brasilidade para as outras culturas que atende. Ao lado do noivo, ela amadurece seus planos. “Estamos planejando um novo negócio na área de Gastronomia aqui no Reino Unido, e, claro, quero continuar atuando com o que eu amo, que é cuidar da beleza das mulheres”, afirma
Chanel lança plataforma para transformar lixo em luxo
Nada de greenwashing ou discurso raso sobre sustentabilidade. A Chanel decidiu agir. Lançou a Nevold — sigla para never old —, uma plataforma de circularidade que transforma sobras têxteis e couro descartado em matéria-prima de luxo. Liderado por Sophie Brocart, o projeto é colaborativo: qualquer marca pode participar. A grife francesa, que já vislumbra uma futura escassez de recursos, se antecipa ao problema. Parceiros como Cambridge, startups italianas e recicladoras dão corpo a uma proposta ousada: virar fornecedora upstream de toda a indústria do alto padrão.
Shakira agora também assina rótulo de xampu
Depois de dominar palcos e playlists, Shakira agora estreia nas gôndolas. A cantora colombiana lança a Isima, marca própria de cuidados capilares. A proposta nasce da biotricologia e promete tratar couro cabeludo, córtex e cutícula de uma só vez. Lançamento previsto para junho no e-commerce oficial, e chegada à Ulta Beauty em julho. A linha aposta em identidade latina e discurso de inclusão — o que pode fazer a diferença em um mercado saturado de celebridades genéricas.
Turismo em alta e impostos também: Japão pode acabar com isenção para estrangeiros
O turismo explodiu no Japão — e com ele, as compras de estrangeiros. Agora o governo cogita encerrar o sistema tax-free, que isenta turistas de impostos sobre bens adquiridos. O motivo? Fraudes, perdas fiscais e a percepção de que o Japão já atrai visitantes sem incentivos. A medida deve vir acompanhada de aumento na “taxa de saída” do país. Mas, na prática, isso pode mexer diretamente com o apetite de consumo dos viajantes. E, talvez, o bolso de quem pretendia voltar com mais do que fotos na mala.
A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a opinião da Folha da Londrina. Receba nossas notícias em seu celular! Envie também suas fotos para a seção: “A Cidade Fala”. Adicione o WhatsApp da Folha, pelo número: (43) 99869-0068.

