Imagem ilustrativa da imagem Dr. Arthur Buffara van den Berg e as inovações na Oftalmologia

Dr. Arthur Buffara van den Berg e as inovações na Oftalmologia

Dr. Arthur Buffara van den Berg é o próximo entrevistado do “Gente – Carreiras & Negócios”, via canal da MultiTV no YouTube e Portal Bonde. O oftalmologista, cuja área de atuação, dentro de sua especialidade, é cirurgia de Catarata e Glaucoma, decidiu, durante a pandemia, se inscrever em concorrida pós-graduação em Harvard. Com currículo que inclui residência em Oftalmologia na Santa Casa de São Paulo e Fellowship em Glaucoma e Catarata no mesmo hospital, publicações em revistas científicas nacionais e internacionais e palestras nos principais congressos oftalmológicos do país, Dr. Arthur foi aceito. Neste mês, o londrinense, que vem de família de oftalmologistas, dá início ao curso Surgical Leadership Program, com foco em liderança, na universidade, considerada uma das melhores do mundo. “Estou muito feliz com este novo desafio”, revela à FOLHA o médico, que é também o atual vice-presidente regional norte da Associação Paranaense de Oftalmologia e preceptor do Setor Óptica Cirúrgica (Catarata) na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A seguir, uma prévia da entrevista. A foto é de Ana Souza.

Influência de família

“Nasci em uma família de oftalmologistas, via meu pai e meu avô atuando na área. Meu avô me levava ao consultório, desde pequeno: ali, na infância, já me encantei por este caminho que vim a trilhar.”

Pós em Harvard

“Durante a pandemia, decidi me inscrever na pós-graduação em Harvard. Este era um desejo antigo, mas nunca tive tempo, por conta da correria. Enviei meu currículo, e, após uma seleção rigorosa, fui aceito. A pós-graduação se inicia no mês que vem, com duração de um ano. Por conta da pandemia, há toda uma adequação no cronograma, com módulos on-line e, em breve, presenciais. O curso é Surgical Leadership Program, ou seja, em liderança, tema que os médicos não têm contato durante a faculdade, residência ou fellowship dentro do Brasil.”

· A entrevista completa, com as inovações em relação à saúde ocular, e temas como “independência dos óculos”, estreia quinta, dia 6, a partir das 19 horas, no canal da MultiTV no YouTube, e via Portal Bonde

Nesta quarta...

- A empresária fashion Maria Fernanda Albuquerque comemora o aniversário nesta quarta, 5 de maio.

- O jornalista João Arruda e a arquiteta Camila Forbeck assopram as velinhas hoje, também.

Skincare, ativar

Não é novidade: o tabaco costuma deixar a pele de seus apreciadores com a cor de bonecos de cera. Para evitar o tom amarelo-acinzentado, a dica vem de pesquisadores japoneses. Quatro shots de suco de couve todos os dias, o que equivale a um copo de 300 ml, pode evitar o temido efeito.

Imagem ilustrativa da imagem Dr. Arthur Buffara van den Berg e as inovações na Oftalmologia

No Flannigan’s

Daniela Ferreira e Roger Miyabe registrados por Bruno Ferraro no Flannigan’s, na última semana

Suco de beterraba

Estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra), publicado na revista científica Redox Biology, atestou: o suco de beterraba faz muito bem à saúde. A bebida estimula bactérias bucais que estão associadas à regulação de vasos sanguíneos e funções cerebrais mais saudáveis. A beterraba traz, entre seus componentes, o nitrato inorgânico — que aumenta a quantidade de oxigênio e nutrientes levados aos tecidos — e muitas bactérias encontradas na boca são responsáveis pela transformação do nitrato em óxido nítrico, que ajuda a equilibrar a circulação e a neurotransmissão.