Imagem ilustrativa da imagem Um simples homem
| Foto: iStock

Pergunta de Leitor – Moro na cidade de São Paulo e sou um empresário bem-sucedido. Tenho muitos funcionários que dependem de mim e que fazem tudo o que eu mando. Sem querer parecer arrogante eu sou como um rei. Mando e desmando e fiz muito pela empresa em que dou o sangue. Sou financeiramente muito bem pago e dou à minha família tudo o que ela pede, sem fazer miséria. Dinheiro não é problema, carreira não é problema, mas a vida doméstica não vai nada bem. Minha mulher quer o divórcio. Não sei por quê. Ela tem tudo, nada falta. Ela diz que não me ama mais e no começo achei que ela estivesse tendo um caso extraconjugal, mas depois de meses de um detetive que coloquei para vigiá-la, nada foi encontrado. Parece que ela nunca foi infiel. Só brigamos, ela não me obedece, não me escuta, só reclama. Como pode ela querer se separar? Será que ela tem depressão? Já ouvi dizer que pessoas depressivas ficam loucas e jogam coisas boas fora.

Você não entende e cria uma confusão quando espera que a vida profissional e a vida pessoa funcionem da mesma maneira. No trabalho você é um “rei”, nas suas palavras, manda e desmanda e todos têm que dançar conforme a música que você toca. Neste lugar você compreende o funcionamento dos relacionamentos e se impõe de forma autoritária. Talvez por isso mesmo, por saber muito bem como funcionam as coisas nessa dimensão, tenha tido tanto sucesso e seja tão requisitado. O problema, contudo, é que você quer viver sua vida pessoal como você dirige a empresa.

Sua esposa não tem que te obedecer. Ela não é uma funcionária que você manda e desmanda ao bel prazer. O contrato entre vocês não é empregatício, mas é de outra natureza. Parece que essa dimensão pessoal, familiar, você desconhece completamente. Fica ignorante de como funciona um casamento e uma família. Dentro da família você não é Deus Todo-Poderoso, mas apenas mais um membro. Será que você suporta isso?

Provavelmente na empresa você adota uma persona muito poderosa e cheia de influências. O lado mais onipotente fica alimentado e encontra um lugar para existir e se expandir. Em muitas empresas a onipotência é até incentivada. Infelizmente o mercado de trabalho pode ser perverso. No entanto, desejar viver essa dimensão de onipotência dentro da família vai com certeza trazer problemas. Será que não é isso que sua esposa não aguenta mais? Talvez ela precisasse de um marido e não de um chefe poderoso

A questão que se faz necessária é você compreender porque você precisa levar para casa seu lado profissional. Pode ser que não se sentir poderoso te desperte muitas angústias com as quais você não sabe lidar. A vida familiar e um casamento tem angústias que não são resolvidas como você resolve os problemas no trabalho. Não saber como viver essa dimensão deve lhe trazer muitas aflições que você evita vestindo o lado do rei que tudo pode e sabe. Só que já cansou sua mulher. E não se engane, não é ela jogando fora coisas boas, mas você. Quem sabe você não pode aproveitar essa crise familiar e repensa sua vida? Só depende de você abrir mão do “manto real” para aprender a ser um simples homem.

[email protected]

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1