Pergunta de leitor:

Me sinto muito só. Moro em uma grande cidade, mas não tenho amigos e nenhum relacionamento duradouro. É que é difícil gostar das pessoas. Elas são sempre muito complicadas. Quando estou só até imagino que gosto das pessoas e que quero estar perto delas, mas quando realmente estou com elas não vejo a hora de voltar para casa e ficar sozinho. É difícil suportá-las. Sou homossexual e marco encontros sexuais pela internet todos os dias e as vezes até mais de uma vez por dia. Estou viciado nisso, mas mesmo conhecendo tanta gente não há ninguém com quem eu namore. O que será que me acontece?

Você se sente só e, ao que tudo indica, faz de tudo para assim ficar, apesar de que isso lhe incomoda. Você se contraria porque quer estar com gente, mas não as suporta. Quer um namoro, mas persiste em uma atitude que te afasta das pessoas e do que pode ser construído com elas. A questão é: o que será que de fato você quer?

Parece que você quer o impossível. Por isso mesmo fica tão frustrado porque quem deseja o impossível só se frustra. Na sua imaginação você consegue estar com as pessoas e até ter um namorado, mas a imaginação é controlada por você e depende inteiramente de você, apenas. É mais do que imaginação, podemos chamar de alucinação. Você alucina estar com as outras pessoas. Alucinação não precisa passar pelo teste da realidade e os relacionamentos por você criados se moldam a tudo aquilo que você quer e deseja. Assim é fácil mesmo.

Já num relacionamento verdadeiro existe a presença e vontade do outro, que pode ser contrária à sua e, com isso, trazer decepções. Uma pessoa real não funcionará de acordo com o que você acha que ela deva ser, mas terá existência própria. É isso que você não suporta, o não-eu. Não tolera a independência do outro e que este tenha funcionamento diferente do seu. Por isso escrevi que você deseja o impossível, pois você quer estar com outros, mas só se for de acordo com o seu desejo e não como eles (os outros) podem ser na realidade.

Ao se isolar você mantém a sua alucinação, porém, se empobrece, porque os verdadeiros relacionamentos são reais e difíceis. O prazer do sexo você até tem marcando pela internet, mas esse prazer não te preenche e te deixa com mais sentimentos de solidão e vazio. A compulsão sexual que você hoje apresenta é uma tentativa desesperada de ter contato, contudo, esse contato não é satisfatório porque não é verdadeiro. Você precisa compreender o que evita quando troca a realidade pela alucinação. Para isso existe a psicanálise, que pode te ajudar a conhecer o que você vem fazendo e então transformar a maneira que vem vivendo para uma outra que seja, sim, verdadeiramente satisfatória.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1