​Há muita gente que está sempre adiando a vida com o intuito de estar se preparando adequadamente para ela. Obviamente, para muitas coisas precisamos de certo preparo, de criar condições, mas o que ocorre é que muitas vezes o preparo passa a ser algo que jamais termina e nunca acontece nada porque nunca se está totalmente preparado para o que quer que for.

​Lembro-me de uma história que presenciei. Um sujeito havia comprado um terreno com a intenção de construir nele sua casa. Havia sempre sonhado com uma casa que atendesse suas necessidades e desejos e para isso contratou um arquiteto. Nunca que esse projeto era aprovado de modo que se arrastou por muito tempo. Até mesmo o arquiteto foi trocado e nada de se levantar a casa. Após anos e muitos arquitetos depois a casa começou a ser construída, mas novamente se repetiu que ela não era nunca terminada. Não era por falta de dinheiro que a construção era interrompida, mas porque o sujeito era tão perfeccionista que nada ficava aceitável, nada era suficientemente bom para ele.

​Se não me engano esse período de construção que nunca terminava levou uns 17 anos. Na rua já tinha até piada que aquela casa era tipo faculdade de arquitetos e operários que passavam por lá, viviam algumas experiências e sempre em seguida vinha uma nova turma para tomar o lugar da antiga e assim acontecia sucessivamente. Pois é, virou piada e motivo de risos.

​Se questionado se o sujeito um dia iria se mudar para a nova casa ele sempre respondia que só quando a casa estivesse perfeita, do jeito que ele acreditava que precisaria estar. Toda nova turma de operários que entrava era após algum tempo mandada embora porque ninguém conseguia deixar do jeito que ele queria. Ninguém servia. Sabem o que aconteceu? Sim, ele morreu e a casa não tinha ficado pronta. Entre a compra do terreno e a construção foram mais de 20 anos. Tanto tempo idealizando algo e ele nunca pôde realmente aproveitar. Ficava sempre por se concretizar algo, mas que nunca se concretizava.

​Apesar de muita gente que presenciou essa história contar até com graça esse acontecimento, trata-se na verdade de algo triste. Se deixamos tudo para quando estiver tudo perfeito, estiver tudo idealizado nada poderá ser vivido de fato, tudo será postergado para amanhã, porém o amanhã não temos. Quanta gente não desperdiça a vida desse jeito?

​Obviamente que ninguém precisa aceitar qualquer casa ou qualquer coisa na vida. Éimportante ter critérios e poder ir atrás do que se deseja e necessita, contudo não dá para ficar esperando eternamente alguma coisa perfeita para se começar a viver. Nós não somos eternos, temos uma quantidade de tempo de vida limitado. Já vi pessoas que dizem que só farão isso ou aquilo que tanto desejam apenas se certas condições idealizadas se realizarem. Com certeza são pessoas que acabarão nunca vivendo nada. Ficarão só pensando e nunca terão uma experiência real.

¨¨¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina