Um caçador estava na África fazendo poses para fotos e olhando para tudo de forma feroz. Chegou perto de um guia e perguntou “Se você visse o rastro de um leão saberia dizer onde ele vive?” O guia, pensando que o caçador queria encontrar um leão, disse-lhe “Vou te mostrar o leão”. Rapidamente o caçador, com medo, rejeitou a oferta, dizendo “Quero encontrar um rastro de leão e não um leão”. Esta piada mostra bem como muitas pessoas vivem, ou melhor, sobrevivem.

Imagem ilustrativa da imagem O leão ou o rastro dele?
| Foto: iStock

Muitos afirmam que querem isso ou aquilo, mas não se preparam de fato para viver o que desejam. Por exemplo, muitos querem viver um namoro, ou pelo menos dizem, porém, o namoro tem que ser do jeito que idealizam e não suportariam encarar uma relação real, que traz toda uma série de dificuldades e percalços. Querem namorar, contanto que seja como fantasiam e não como pode ser na realidade.

Outras pessoas afirmam que querem estudar tal ou qual curso numa faculdade, mas não fazem nada do que seria necessário para levá-las a realizar tal desejo. Estudar, se preparar, abrir mão de algumas coisas para poder trilhar o caminho que desejam dá trabalho, então, muitas pessoas ficam falando que querem e que desejam, mas nada fazem sobre isso.

Há indivíduos que imaginam o trabalho dos sonhos e como seriam felizes se tal trabalho lhes fosse possível, todavia, não correm atrás de nada que viabilizasse tal emprego.

Como veem há inúmeros exemplos de pessoas que saem por aí falando que querem algo intensamente, se arrumam todas para isso, mas quando defrontadas com a real possibilidade de viver o que dizem que mais querem no mundo, saem correndo assustadas.

Uma das razões pela qual isto ocorre é que valorizamos mais falar sobre o que queremos - bem como o ato de procurar - do que lidar com o que podemos vir a encontrar. Somos rápidos em falar o que queremos e apontar o que nos falta. Estamos viciados em ficar numa procura sem fim por algo que nos satisfaça. Só que isso fica numa dimensão muito teórica que não leva a nada. Assim, as pessoas enganam-se achando que estão fazendo algo quando, na verdade, estão apenas fazendo pose.

Ir atrás do que se deseja dá muito trabalho e o caminho nunca é fácil. Na nossa frente sempre surgirão dificuldades e teremos que enfrentar inúmeros perigos. Não dá para nos desperdiçarmos procurando e procurando para jamais sair dessa posição. Se queremos caçar leões ou dragões temos que realmente nos preparar para encontrá-los.

Um navio, quando construído, foi feito para singrar os mares, enfrentar as tempestades, levar todos os tipos de pessoas e mercadorias para os mais variados tipos de lugar. Um navio não foi feito para ficar parado no porto. O porto é só um lugar de parada passageira, mas o navio só pode ser navio se sair para se aventurar no alto mar. Nós também só seremos pessoas se passarmos a de fato enfrentar o que procuramos na vida. Afinal, queremos o leão ou o rastro dele?