Pergunta de leitora

Sou apaixonada pelo meu namorado. Vivo por ele e não saberia viver sem ele. Já estamos juntos há 5 anos e pretendemos nos casar. Nossa relação é maravilhosa e queremos construir uma família. O que atrapalha para nós é que sou excessivamente ciumenta e tento controlar todos os passos do meu namorado. Ele reclama muito sobre isso e tem dias que até perdeu a paciência comigo e disse ter dúvidas sobre nosso futuro. Só de ouvir algo assim fico tremendo de medo. Um dia quando ele disse que talvez fosse melhor nos separarmos eu até tive febre naquela noite, acredita? Tenho medo de perdê-lo e por isso que sou ciumenta. Ele reclama que não o deixo livre com os amigos e que tento prendê-lo, mas é apenas meu medo que faz eu fazer essas coisas. O que posso fazer para deixar de ser tão ciumenta?

***

Uma pessoa está dentro de casa passando um calorão. O tempo está tão abafado e o calor insuportável, mas de repente uma brisa refrescante surge e entra pelas portas e janelas abertas. A pessoa sente aquela brisa maravilhosa e fica encantada com o frescor que é proporcionado. Ela se apaixona perdidamente pela brisa e não quer mais que ela vá embora. Tomada por um medo de que assim como a brisa entrou ela saia, a pessoa corre a fechar todas as portas e janelas. Assim não há escapatória para a brisa. Ela terá que ficar dentro de casa. Afinal, a pessoa a ama e não quer perdê-la. Todavia, no momento que as portas e janelas foram trancadas a brisa cessou de existir. Ela só poderia existir com a abertura e não com tudo fechado.

Acho que já deu para entender o que quero dizer. Você não compreende o amor assim como a hipotética pessoa acima não compreendia a brisa. Quando ficamos ignorantes sobre como algo funciona tendemos a nos equivocar e fazer escolhas prejudiciais. Você escolhe mal tentando controlar seu namorado, achando que assim vai garantir o amor dele. Na verdade, você fecha tanto as portas e janelas que o amor não tem como existir.

O amor é como a brisa. Precisa de abertura para transitar e fazer o seu encanto. No momento em que é preso perde sua natureza e torna-se outra coisa que não mais amor. Ar parado e viciado não refresca nada. O amor também é para os corajosos. Quem tem medo não tem a menor possibilidade de viver o amor. O amor requer coragem porque ele é livre e jamais pode ser possuído. Aqueles que têm medo só conseguem se relacionar com aquilo que é preso e pode ser possuído.

Quantos casais não começam se encantando um com o outro, mas no meio do caminho o medo de perder o que estão vivendo surge e passam então a desejar possuir estragando tudo o que tinham? Incontáveis casais! O amor não dá garantias de nada. Ele só pode ser vivido e apreciado. Porém, quanto mais nos abrimos a isso mais o amor tem chances de correr livre em nossas vidas. Amor não é para covardes, mas para os de coração valente.

[email protected]